WEB NA LUZ
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

SANTA TEREZINHA DO MENINO JESUS

3 participantes

Ir para baixo

SANTA TEREZINHA DO MENINO JESUS Empty SANTA TEREZINHA DO MENINO JESUS

Mensagem  Luiz Sáb 30 Out 2010 - 22:55

SANTA TEREZINHA DO MENINO JESUS Tete9

SANTÍSSIMA TRINDADE, PAI, FILHO e ESPÍRITO SANTO, eu Vos agradeço todos os favores, todos os dons, com que enriquecestes a alma de Vossa serva TERESA DO MENINO JESUS, durante os 24 anos em que viveu e, pelos méritos de tão querida Santinha, concedei-me a graça que ardentemente Vos peço, se for conforme a Vossa Santíssima Vontade e para a salvação de minha alma”. (dizer a graça que deseja .....


Rezar 24 “Glória” (Glória ao PAI, ao FILHO e ao ESPÍRITO SANTO, como era no princípio agora e sempre. Amém)

E também a Jaculatória:

“Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face, rogai por nós!”

Rezar durante 9 (nove) dias seguidos.

SANTA TEREZINHA DO MENINO JESUS Teresa21
Luiz
Luiz

Mensagens : 3527
Data de inscrição : 30/10/2010
Idade : 66
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

SANTA TEREZINHA DO MENINO JESUS Empty CONTROLAR A PRÓPRIA VONTADE

Mensagem  Luiz Dom 31 Out 2010 - 22:46

CONTROLAR A PRÓPRIA VONTADE

Na época em que Teresinha esperava completar a idade mínima exigida para entrar no Convento do Carmo, nos dá um notável exemplo de vida, realizando perseverantes mortificações, para ser mais digna de NOSSO SENHOR. Suas palavras explicam o seu procedimento:

“Quando falo em mortificações, não quero me referir às penitências dos Santos. Longe de querer aparecer como aquelas almas de impressionante valor, que desde a infância se entregaram a toda sorte de macerações. As minhas mortificações são modestas e consistem primordialmente em quebrar a minha vontade, e assim, evitar qualquer resposta áspera ou palavra de réplica, em prestar pequenos obséquios as pessoas de minha convivência e muitas outras iniciativas deste gênero. Desse modo, ia-me preparando com o exercício destes “nadas”, para ser digna esposa de JESUS, utilizando o tempo de espera para aprimorar na renúncia de mim mesmo, no cultivo da humildade e nas demais virtudes.” (pág 147)

SANTA TEREZINHA DO MENINO JESUS Teresa27
Luiz
Luiz

Mensagens : 3527
Data de inscrição : 30/10/2010
Idade : 66
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

SANTA TEREZINHA DO MENINO JESUS Empty Santidade e Caridade do Livro a História de uma Alma

Mensagem  Luiz Dom 31 Out 2010 - 23:00

SANTA TEREZINHA DO MENINO JESUS Tete4

ELEVADOR PARA A SANTIDADE


Bem sabe, minha Madre, que o desejo constante de minha vida é fazer-me Santa. Todavia, sempre que me coloco em paralelo com os Santos, verifico facilmente que entre eles e mim, há uma imensa diferença, como aquela que existe entre uma montanha cujo cimo se esconde nas nuvens e um grãozinho de areia na praia, que todos pisam sem darem sequer por sua existência. Diante desta realidade fiquei um pouco desanimada em meu propósito, até que me despertei quando refleti: DEUS não vai inspirar em ninguém, desejos impossíveis de serem realizados. Apesar da minha pequenez, nada me impede de aspirar à santidade. Não posso progredir? Terei paciência para ir me suportando como sou, com meus cacoetes e imperfeições. Mas hei de buscar o meio certo de chegar ao Céu, por algum caminho direto, bem curto, ou por uma sendazinha bem pequena que conseguir escavar. Como estamos no século das invenções, não vale a pena cansar-nos em subir uma imensa escadaria pelos seus degraus. Se o rico tem um “elevador” que lhe poupa este trabalho, quero também encontrar um “ascensor” que me eleve até onde habita o meu JESUS, pois sou pequenina para subir os degraus da íngreme escada da perfeição. E assim, procurando nos Livros Sagrados algum indício do “elevador” que sonhava, encontrei estas palavras que a Sabedoria Eterna pronunciou: “Quem é pequenino, venha a MIM”. (Prov 9,16) Aproximei-me de DEUS convicta que tinha encontrado o que buscava. Desejosa de saber que faria DEUS a esse pequenino que DELE se aproximasse, continuei com minhas pesquisas e reflexões, e logo encontrei estas outras palavras: “Qual mãe que acaricia o seu filho, assim EU vos consolarei, tomando-vos ao colo e embalando-vos nos meus joelhos.” (Is 66,12-13) Nunca palavras tão ternas e melodiosas encheram tanto de jubilo a minha alma. Então veja que maravilhosa conclusão eu cheguei: "o elevador em que hei de subir ao Céu são os Vossos Braços, meu JESUS! Para isso não preciso crescer, pelo contrário, tenho que ser pequena, aniquilando-me cada vez mais e tornando-me sempre menor.” (pág 191/192)



SANTA TEREZINHA DO MENINO JESUS Teresa35

“A caridade consiste em suportarmos os defeitos do próximo, não estranhando as suas fraquezas e procurando estimular qualquer pequeno ato de virtude que ele pratique. É importante não confinar a caridade nas profundezas do coração, porque ninguém “acende uma vela para deixá-la escondida debaixo de uma cama, mas para colocá-la num candelabro, a fim dela iluminar completamente o cômodo da casa.” (Lc 11,33) Esta luz, minha madre, se afigura no meu entender como sendo a Caridade, que deve alumiar e alegrar não só as pessoas a quem mais eu prezo, mas a todos que estão na casa.” (pág 205/206)


EVITAR DISCUSSÕES

É comum ao ser humano, ao longo da vida ter simpatia pelas pessoas e não simpatizar com algumas. Santa Teresinha tomou a seguinte iniciativa:

“Rezava por aquela que me proporcionava tantas lutas interiores, encomendando-a a DEUS, além de, em todas ocasiões procurar prestar-lhe os serviços que estavam ao meu alcance. E quando vinha a tentação que me instigava a dar-lhe uma resposta agressiva, com esforço dominava meus sentimentos e esboçava um sorriso de timidez, não de sarcasmo, ao mesmo tempo em que tomava a iniciativa de dar rumo diferente à conversa, objetivando acalmar os ânimos e trazer paz ao espírito, lembrando o que está escrito no livro “Imitação de CRISTO”: “É de maior proveito afastar os olhos das coisas que nos desagradam, deixando cada pessoa com o seu parecer e seus argumentos, do que enveredar por caminhos imprevisíveis de longas e desagradáveis discussões”. (pág 213)



SANTA TEREZINHA DO MENINO JESUS Teresa33


EVITAR DISCUSSÕES

TEMOS AI UM "RECADO" DE SANTA TERESINHA PARA NOS BALIZARMOS NESTE NOVO FÓRUM.

OBRIGADO
Luiz
Luiz

Mensagens : 3527
Data de inscrição : 30/10/2010
Idade : 66
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

SANTA TEREZINHA DO MENINO JESUS Empty Re: SANTA TEREZINHA DO MENINO JESUS

Mensagem  hans Qua 3 Nov 2010 - 10:19

Luiz escreveu:CONTROLAR A PRÓPRIA VONTADE

Na época em que Teresinha esperava completar a idade mínima exigida para entrar no Convento do Carmo, nos dá um notável exemplo de vida, realizando perseverantes mortificações, para ser mais digna de NOSSO SENHOR. Suas palavras explicam o seu procedimento:

“Quando falo em mortificações, não quero me referir às penitências dos Santos. Longe de querer aparecer como aquelas almas de impressionante valor, que desde a infância se entregaram a toda sorte de macerações. As minhas mortificações são modestas e consistem primordialmente em quebrar a minha vontade, e assim, evitar qualquer resposta áspera ou palavra de réplica, em prestar pequenos obséquios as pessoas de minha convivência e muitas outras iniciativas deste gênero. Desse modo, ia-me preparando com o exercício destes “nadas”, para ser digna esposa de JESUS, utilizando o tempo de espera para aprimorar na renúncia de mim mesmo, no cultivo da humildade e nas demais virtudes.” (pág 147)

SANTA TEREZINHA DO MENINO JESUS Teresa27
Por Que será que o rosto desta Santa, me impressiona tanto ?
Rogai, velai, olhai por todos nós !
hans
hans

Mensagens : 5
Data de inscrição : 30/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

SANTA TEREZINHA DO MENINO JESUS Empty Re: SANTA TEREZINHA DO MENINO JESUS

Mensagem  EstranhoMundo Qua 3 Nov 2010 - 12:55

Luiz escreveu:(...) lembrando o que está escrito no livro “Imitação de CRISTO”: “É de maior proveito afastar os olhos das coisas que nos desagradam, deixando cada pessoa com o seu parecer e seus argumentos, do que enveredar por caminhos imprevisíveis de longas e desagradáveis discussões”. (pág 213)
Coincidência. Sem saber desta mensagem, no dia seguinte indiquei aqui no Fórum, noutro tópico, o download desse livro. (E minha assinatura também é de lá.)
EstranhoMundo
EstranhoMundo

Mensagens : 34
Data de inscrição : 30/10/2010

Ir para o topo Ir para baixo

SANTA TEREZINHA DO MENINO JESUS Empty Re: SANTA TEREZINHA DO MENINO JESUS

Mensagem  Luiz Seg 15 Nov 2010 - 14:15

Luiz
Luiz

Mensagens : 3527
Data de inscrição : 30/10/2010
Idade : 66
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

SANTA TEREZINHA DO MENINO JESUS Empty Re: SANTA TEREZINHA DO MENINO JESUS

Mensagem  Luiz Sex 3 Dez 2010 - 1:05

ORAÇÃO

"Santa Teresinha do MENINO JESUS, modelo de humildade, confiança e de amor a DEUS! Do alto dos céus derrame sobre nós estas rosas que levas em teus braços: a rosa da humildade para que vençamos nosso orgulho e aceitemos o Evangelho; a rosa da confiança, para que nos abandonemos à vontade do SENHOR; a rosa do amor, para que abrindo nossa alma à graça Divina realizemos o único fim para o qual o CRIADOR nos criou: Ama-LO e fazer com que ELE seja Amado, Tu que passas o teu Céu fazendo o bem na Terra, ajuda-me nas necessidades e proteja-me contra todo o mal. Amém."
Luiz
Luiz

Mensagens : 3527
Data de inscrição : 30/10/2010
Idade : 66
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

SANTA TEREZINHA DO MENINO JESUS Empty Re: SANTA TEREZINHA DO MENINO JESUS

Mensagem  Luiz Dom 2 Jan 2011 - 15:33

LEMBRANDO QUE HOJE, DIA 02 DE JANEIRO, NASCEU SANTA TERESINHA DO MENINO JESUS, NESTE DIA, ELA VEIO À TERRA, PARA EM SEU APRENDIZADO, AJUDAR A SALVAR AS ALMAS. E FOI ASSIM QUE ELA SE EXPRESSOU:

" QUANDO FOR PARA O CÉU, NÃO FICAREI CONTEMPLANDO A FACE DE DEUS, ESTAREI NO CÉU FAZENDO MEU BEM NA TERRA"

"TODOS OS QUE ME CHAMAREM RECEBERÃO UMA RESPOSTA, EU DESCEREI".

ASSIM SEJA, AMÉM
Luiz
Luiz

Mensagens : 3527
Data de inscrição : 30/10/2010
Idade : 66
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

SANTA TEREZINHA DO MENINO JESUS Empty Re: SANTA TEREZINHA DO MENINO JESUS

Mensagem  Luiz Ter 4 Jan 2011 - 0:39

LINDA HOMENAGEM A SANTA TERESINHA, VALE A PENA ASSISTIR, SÃO APENAS 2 MINUTINHOS:





Luiz
Luiz

Mensagens : 3527
Data de inscrição : 30/10/2010
Idade : 66
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

SANTA TEREZINHA DO MENINO JESUS Empty Re: SANTA TEREZINHA DO MENINO JESUS

Mensagem  Luiz Seg 28 Fev 2011 - 21:02

Para mim, a Oração é um desabafo ardente do coração, um grito de reconhecimento e de amor, quer no meio da tribulação, quer no auge da alegria! É uma força misteriosa e sobrenatural que dilata a alma e a une a DEUS.” (pág 229)

“Disse um sábio: me dá um ponto de apoio que com uma alavanca levantarei o mundo. O que Arquimedes não conseguiu, lograram-no plenamente os Santos. O Todo-Poderoso deu-lhes um ponto de apóio, ELE Mesmo: DEUS, e com a alavanca da Oração, que tudo abrasa em incêndios de amor, mexeram e remexeram o mundo. Pelo mesmo processo, continuam e continuarão os Santos da Igreja realizando um trabalho maravilhoso até a consumação dos séculos”.(pág 247)



SANTA TEREZINHA DO MENINO JESUS Teresa20
Luiz
Luiz

Mensagens : 3527
Data de inscrição : 30/10/2010
Idade : 66
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

SANTA TEREZINHA DO MENINO JESUS Empty Re: SANTA TEREZINHA DO MENINO JESUS

Mensagem  Luiz Qui 12 maio 2011 - 0:44

Que contraste entre o anonimato no qual viveu Santa Teresinha e a glória que brilha hoje sobre o seu túmulo!

O mundo, que ela abandonou sendo ainda jovem, não a conhecia. No convento, as religiosas gostavam da sua bondade e boa disposição; muitas, porém, não imaginavam os tesouros escondidos naquela alma.


Enquanto Teresa agonizava, uma jovem irmã perguntou em voz alta: “a nossa irmãzinha do Menino Jesus é encantadora, mas nada fez de admirável. O que se poderá contar na sua notícia biográfica?”.

Morre a Santa, e a sua radiante figura entusiasma os corações.
O número dos admiradores aumenta sem cessar.

A sua reputação transpõe as fronteiras da França. A multidão dos devotos aflui de toda a parte: da Europa, das regiões mais longínquas, até dos países de missão. Quando o Soberano Pontífice a eleva à honra dos altares, o universo católico estremece de imensa alegria.

É que Teresa traz na fronte a auréola dos taumaturgos. É tão maravilhoso o seu poder de intercessão, que na história dos Santos raramente se encontra um tão grande número de milagres



Do alto dos Céus, Teresa realiza manifestamente uma missão benéfica.

O mais impressionante – e aqui aparece claramente o seu espírito profético – é que ela previu esta missão e anunciou-a diversas vezes antes de morrer.

“Sinto – dizia num dos seus últimos serões na terra – que a missão vai começar. A missão de fazer amar o Bom Deus como eu o amo... de dar a minha pequena via às almas”.

E acrescentava estas palavras, que tanto contribuíram a popularizar a sua memória: “Quero passar o meu céu a fazer o bem na terra”.

Noutras circunstâncias, afirmou: “Depois da minha morte, farei cair uma chuva de rosas”.

A uma religiosa que se entristecia com a sua partida e lhe pedia para velar por ela do alto do céu, Teresa respondeu: “Eu descerei”.

Ela própria confessou que uma voz interior a consolava. Os Santos animavam-na e diziam-lhe: “Enquanto estiveres encarcerada não poderás cumprir a tua missão; mais tarde, porém, depois da tua morte, será o momento das conquistas”.

Teresa não se enganou: os acontecimentos realizaram estas profecias. Pouco depois, fez descer do céu uma maravilhosa chuva de rosas. Em toda a parte, os milagres devidos à sua intercessão sucedem-se sem parar.

Primeiro, foram os favores temporais. Teresa ocupa-se ativamente dos seus devotos. Cura-lhes as doenças, quando os médicos já perdem as esperanças.

Leva a bom termo os assuntos mais complicados, realizando prodígios inauditos: a favor de um Carmelo em aflição, multiplica notas de banco num envelope fechado.

Durante as guerras, mostra a sua poderosa proteção: a uns, salva de enormes perigos; a outros, obtém contra todas as expectativas, o socorro precioso dos sacramentos. Mas, sobretudo, concede favores espirituais. Quantas conversões impressionantes alcança a sua oração!

Parece que Nosso Senhor nada recusa
àquela que tanto O amou na terra.


Novena das rosas

SANTÍSSIMA TRINDADE, PAI, FILHO e ESPÍRITO SANTO, eu Vos agradeço todos os favores, todos os dons, com que enriquecestes a alma de Vossa serva TERESA DO MENINO JESUS, durante os 24 anos em que viveu e, pelos méritos de tão querida Santinha, concedei-me a graça que ardentemente Vos peço, se for conforme a Vossa Santíssima Vontade e para a salvação de minha alma”. (dizer a graça que deseja .....

Rezar 24 “Glória” (Glória ao PAI, ao FILHO e ao ESPÍRITO SANTO, como era no princípio agora e sempre. Amém)

E também a Jaculatória:

“Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face, rogai por nós!”

Rezar durante 9 (nove) dias seguidos.














SANTA TEREZINHA DO MENINO JESUS S200
Luiz
Luiz

Mensagens : 3527
Data de inscrição : 30/10/2010
Idade : 66
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

SANTA TEREZINHA DO MENINO JESUS Empty Re: SANTA TEREZINHA DO MENINO JESUS

Mensagem  Luiz Qua 18 maio 2011 - 1:12

A FRASE A SEGUIR POSTADA, DITA E ESCRITA POR SANTA TERESINHA, RETRATA PERFEITAMENTE A VERACIDADE DE SUA INTERCESSÃO A TODOS QUE LHE INVOCAREM, ASSIM DISSE SANTA TERESINHA:

"Deus não me daria este desejo de fazer o bem sobre a terra depois da minha morte, se não quisesse realizá-lo."

Santa Teresinha do Menino Jesus.

SANTA TEREZINHA DO MENINO JESUS Teresinha1
Luiz
Luiz

Mensagens : 3527
Data de inscrição : 30/10/2010
Idade : 66
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

SANTA TEREZINHA DO MENINO JESUS Empty Re: SANTA TEREZINHA DO MENINO JESUS

Mensagem  Luiz Seg 23 maio 2011 - 21:51

ALGUMAS FRASES DITAS E ESCRITAS POR SANTA TERESINHA MUITO INTERESSANTES:

Sublinhei algumas frases que me "tocaram" mais, no entanto, outras pessoas poderão se sentirem "tocadas" por outras frases as quais não sublinhei. Verifica-se facilmente que Santa Teresinha detinha "inconscientemente" todos esses conhecimentos atribuídos a grandes Mestres, basta ler atentamente suas frases.

"Não sou um guerreiro que combateu com armas terrestres, mas com a espada do Espírito que é a palavra de Deus".

"Para mim acho que a perfeição é fácil de se praticar, porque compreendi que basta pegar Jesus pelo coração..."

"Ó Farol luminoso do amor, eu sei como chegar a Ti, encontrei o segredo de me apropriar de Tua chama."

"Compreendi que o Amor englobava todas as vocações, que o Amor era tudo..."

"... Compreendi que meu amor não se devia traduzir somente por palavras."

"Não é bastante amar, é preciso prová-lo!"

"Um só ato de amor nos fará conhecer melhor Jesus..."

"... Pensar em uma pessoa que se ama é rezar por ela".

"Ó meu Jesus, lutarei por vosso amor até à noite da minha vida".

"É na tua bondade sempre infinita que quero me perder, ó Coração de Jesus!"

"... Espero tudo do Bom Deus, como uma criancinha espera tudo de seu pai".

"Como estou longe de ser conduzida pela via do temor, sei sempre encontrar o meio de ser feliz e aproveitar de minhas misérias" .

"O Senhor é tão bom para comigo, que me é impossível temê-lo".

"Ó Trindade, vós sois prisioneira de meu amor!..."

"Ó meu Deus, Trindade Bem-aventurada! Eu vos desejo amar e vos fazer amada..."

"Acho que nesses momentos de grande tristezas tem-se a necessidade de olhar para o céu em lugar de chorar..."

"O Pai quer que o ame, porque Ele me perdoou não muito, mas tudo".

"Sim, tudo está bem, quando só se busca a vontade de Jesus".

"Já que a verdade brilha aos seus olhos, não fuja da sua luz".

"O Bom Deus me mostra a verdade, sinto muito bem que tudo vem dele" .

"A vida é apenas um sonho, em breve nos acordaremos".


"Só tenho de olhar o santo Evangelho, logo respiro os perfumes da vida de Jesus e sei para que lado correr".

"Só temos o curto instante da vida para dá-lo ao Bom Deus..."

"É preciso que o Espírito Santo seja a vida de teu coração".

"Ó Jesus, meu Amor... minha vocação, enfim, eu a encontrei, minha vocação é o Amor!"

"Enfim, pus mão à obra e tinha tanta boa vontade que consegui perfeitamente".

"Que felicidade poder dizer: "Estou seguro de fazer a vontade do Bom Deus".

"Eu não lamento a vida, oh, não!"

"E minha vida é um ''único ato de amor!"

"O Bom Deus me dá coragem na proporção dos meus sofrimentos".

"Faz-nos tanto bem, quando sofremos, ter corações amigos, cujo eco responde a nossa dor".

"A caridade é o caminho excelente, que conduz seguramente a Deus"

"Sou de tal natureza que o temor me faz recuar; com o amor não somente avanço, mas vôo..."

"É muito doce a gente se sentir fraco e pequeno!"

"É preciso abandonar o futuro nas mãos do Bom Deus..."

"Nada acontece que Deus não tenha previsto desde toda a eternidade..."

"Não me inquieto, absolutamente, com o futuro..."

"Por uma graça fielmente recebida, Ele me concedia uma multidão de outras".

"Jesus não quer que eu reclame o que me pertence; isso deveria parecer-me fácil e natural pois nada me pertence".

"Instruindo os outros muito aprendi".

"Deus não poderia me inspirar desejos irrealizáveis, portanto, posso, apesar da minha pequenez, aspirar à santidade".

"Não consigo crescer, devo suportar-me como sou, com todas as minhas imperfeições".

"Parece-me que agora nada me impede de levantar vôo, pois não tenho mais grandes desejos a não ser o de amar até morrer de amor".

"Os mais belos pensamentos nada são sem as obras".

"Para mim a oração é um impulso do coração, um simples olhar para o Céu, um grito de gratidão e amor no meio da provação como no meio da alegria".

"Minhas mortificações consistiam em refrear minha vontade, sempre prestes a se impor"...

"Ele quem me instruiu dessa ciência que esconde dos sábios e dos pedantes e revela aos menores..."

"Ao dar-se a Deus, o coração não perde sua natural ternura, pelo contrário, essa ternura cresce ao tornar-se mais pura e mais divina".

"Sinto que quando sou caridosa é só Jesus que age em mim".

"Felizmente, não desanimo com facilidade".

"Estou longe de praticar o que entendo, mas o desejo que tenho de praticar é suficiente para me dar a paz".

"Deus é mais terno que uma mãe".

"Em vez de me causar mal, levar-me à vaidade, os dons que Deus me prodigalizou (sem que Lhe tenha pedido) me levam para Ele".

"A mim Ele me deu sua Misericórdia infinita e é, através dela, que contemplo e adoro as outras perfeições divinas!..."

"O Bom Deus me fez compreender que existem almas que sua misericórdia não se cansa de esperar..."

"Como a bondade e o amor misericordioso de Jesus são pouco conhecidos!..."

"... Ó meu Bem-Amado, uma só missão não me bastaria..."

"Eu sou pequena demais para subir a rude escada da perfeição".

"Posso, apesar de minha pequenez, aspirar à santidade".

"Vou me contentar em seguir Jesus em seu caminho doloroso".

"O pecado mortal não me tiraria a confiança".

"Guardar a palavra de Jesus, eis a única condição de nossa felicidade".

"É muito doce a gente se sentir fraco e pequeno!"

"Eu vos suplico, ó meu Deus, enviar-me uma humilhação cada vez que eu tentar me elevar acima dos outros".

"Prestai atenção ao que faz Maria; imitai-a... e esse Deus de bondade recompensará vossa fé".

"A Santíssima Virgem dá bem os meus recados, dar-lhe-ei outro mais. Repito-lhe, muitas vezes: "Diga-lhe para não se preocupar comigo".

"Sabemos muito bem que a Virgem Santíssima é a rainha do céu e da terra, mas ela é mais mãe do que rainha".

"E eu que desejava o martírio, é possível que morra em um leito!"

"Tu sabes bem, meu único martírio é teu amor, Coração Sagrado de Jesus!"

"Morrer de amor é um bem doce martírio!"

"O mérito não consiste em fazer nem em dar muito, mas, antes, em receber, em amar muito!"

"Ó meu Deus, longe de me desencorajar à vista de minhas misérias, venho a vós com confiança..."

"Não prefiro nem morrer nem viver... O que o Bom Deus prefere e escolhe para mim, eis o que me agrada mais."

"O apostolado da oração não é, por assim dizer, mais elevado do que o da palavra?"

"Pois bem, sou eu essa criança, objeto do amor previdente de um Pai..."





SANTA TEREZINHA DO MENINO JESUS Teresa18
Luiz
Luiz

Mensagens : 3527
Data de inscrição : 30/10/2010
Idade : 66
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

SANTA TEREZINHA DO MENINO JESUS Empty Re: SANTA TEREZINHA DO MENINO JESUS

Mensagem  Luiz Seg 24 Out 2011 - 0:46

A GRANDE PROFUNDIDADE ESPIRITUAL QUE PODEMOS APRENDER COM SANTA TERESINA, VALE A PENA A LEITURA ONDE VERIFICAREMOS QUE MUITO DO QUE SE DIZ NO ESOTERISMO DITO MODERNO, MUITO BEM NOS É ENSINADO POR TERESA, RECOMENDO A LEITURA:

Os escritos e o exemplo de Santa
Teresinha reduzidos a princípios





Este texto é um resumo (com algumas adaptações) do capítulo homônimo do livro "A Doutorinha de Lisieux ou A Santidade ao Alcance de Todos", de Leão do Norte, edição da Fundação Santa Terezinha, Taubaté, 1954.


"Tudo o que S. Teresa do Menino Jesus praticava, declararam sob juramento as suas companheiras de vida religiosa, ensinava às noviças."

(...) A sua doutrina é a sua vida. Desta sorte, para se praticar os ensinamentos teresianos força é imitar a Doutorinha. Aliás, "não há talvez uma frase de sua obra e um fato da sua vida, escreve Petitot, que não tenham sido providencialmente destinados a nos servir de lição e de exemplo."

Bem se percebe porque não quis ela receber graças extraordinárias (dom dos milagres, visões, êxtases, etc.): "era necessário que tudo o que ela fizesse as almas pequeninas pudessem fazer também."


PRINCÍPIOS GERAIS
RELACIONADOS COM O NOSSO FIM ÚLTIMO


I. Devo, quero e posso ser santo.

DEVO: "Ela meditava esta resposta do Catecismo, dizem as Carmelitas de Lisieux: Deus me criou para conhecê-lo, amá-lo e servi-lo." Fiel a esta máxima, escrevia a Santa a uma de suas primas: "Desejas um meio para alcançar a perfeição? Eu só conheço um: o Amor."
QUERO: "...eu sempre aspirei à santidade": "Não quero ser santa pela metade..."
POSSO: "Nosso Senhor não inspira desejos irrealizáveis; logo, não obstante a minha pequenez, posso tornar-me santa."


II. Para me santificar terei que sofrer muito.

"Para ser santa é necessário sofrer muito, ambicionar o que há de mais perfeito e esquecer-se de si mesmo."


III. A santidade a que aspiro não é, todavia, a santidade eminente, mas a comum, isto é, aquela que consiste em suportar-me a mim mesmo com todas as minhas imperfeições.

"Não me sendo possível elevar-me a um alto grau de perfeição, só me resta suportar-me tal qual me encontro com as minha inúmeras imperfeições."



PRINCÍPIOS PARTICULARES

AMOR DE DEUS

I. Sabido que "a perfeição cristã consiste essencialmente no amor de Deus e do próximo", a minha maior preocupação há de ser amar a Deus sobre todas as coisas e ao meu próximo como a mim mesmo, por amor de Deus.

"Não alimento desejo algum, a não ser amar a Jesus até à loucura."
"Só há uma coisa a fazer neste mundo: amar a Jesus e salvar-lhe almas, para que Ele seja amado." "Só conheço um meio para se alcançar a perfeição: é o Amor. Amemos, pois que o nosso coração só foi feito para isso."


II. Procurarei fazer todas as minhas ações, ainda as mais pequenas, por amor.

"Jesus nos ensina que as menores ações praticadas por amor são as que mais lhe agradam." "A alma mais fervorosa é a que faz todas as coisas por amor." Até porque "sem o amor, todas as nossas obras, mesmo as mais brilhantes, não valem nada." Donde "o menor movimento que se faça por amor é mais útil à Igreja do que todas as obras feitas sem amor." E a razão é porque "o Senhor não precisa das nossas obras, senão do nosso amor. Quando, por exemplo, pedia à samaritana que Lhe desse de beber (Jo 7,4), era o amor de sua pobre criatura que Ele reclamava, tinha sede de amor!"


III. Não farei caso das consolações, pois devo amar a Deus para causar prazer a Ele e não a mim.

"Eis uma coisa que eu nunca faria: pedir consolações!... Isto porque "não desejo o Amor sensível; basta que Ele seja sensível para Jesus." E justifica-se:
"é tão doce servir a Deus nas trevas e nas provações! Só temos esta vida para viver da fé!" Aliás "é um grande amor amar a Jesus sem experimentar nenhuma doçura. É um martírio..."
"Há momentos em que me sinto menos consolada; é natural: não desejo a visita de Nosso Senhor para a minha satisfação, mas unicamente para lhe causar prazer."
Cumpre-nos consolar a Jesus e não ser por Ele consoladas."


IV. Nas securas espirituais timbrarei em dizer a Jesus que o amo, mesmo sem o sentir.

"Não tenhas receio de dizer a Jesus que O amas, mesmo sem o sentir: é um meio de obrigá-lo a vir em teu socorro." E exemplifica: "Quando estou em aridez, isto é, incapaz de rezar e praticar a virtude, busco então pequeninas ocasiões de dar prazer a Jesus; por exemplo: um sorriso, uma palavra amável, num momento em que desejasse calar, ou mostrar-me aborrecida, etc. Se me faltam essas ocasiões, procuro ao menos repetir-lhe muitas vezes que O amo."


V. Esforçar-me-ei por amar a Deus com exclusividade, isto é, não admitir neste amor mescla de outro amor, de tal sorte que a nenhum outro ser ame a não ser por amor de Deus.

"Eu sinto um grande desejo de amar exclusivamente a Deus, de não procurar nenhuma satisfação fora dele." "Jesus era meu único Amigo, acrescenta, eu só sabia falar com Ele; todas as conversações, mesmo as que versavam sobre coisas piedosas, me fatigavam a alma."
"Eu não quero que as criaturas tenham um átomo sequer do meu amor: todo ele pertence a Jesus." E aconselhava: "Que todos os instantes da nossa vida sejam dedicados só a Ele; que as criaturas só nos interessem de passagem." "é tão bom trabalhar só para Ele!"


AMOR AO PRÓXIMO


VI. Confiando na graça divina, lançarei mão de todos os meios ao meu alcance para suportas os meus semelhantes, não me espantar com as suas fraquezas e procurar tirar proveito de todos os seus atos de virtude.

"A verdadeira caridade consiste em suportar todos os defeitos do próximo, não estranhar as suas fraquezas e procurar tirar proveito das suas virtudes, por pequeninas que sejam." "Querendo aumentar esse amor (do próximo) no meu coração, e percebendo como o demônio busca pôr diante dos meus olhos os defeitos desta ou daquela irmã, trato logo de descobrir-lhe as virtudes ou boas intenções. Reflito então que, se a vi cair em falta uma vez, bem pode ser que tenha alcançado muitas vitórias, que oculta por humildade; e o que se me afigura uma falta foi talvez um ato de virtude, pela intenção que a moveu a falar ou a proceder dessa maneira. Facilmente me persuado disto, por tê-lo experimentado em casos que se deram comigo."


VII. Tendo em vista a fraqueza humana (de que eu mesmo sou um testemunho irrefragável), não julgarei ninguém; por outro lado, não darei a mínima importância aos juízos que de mim venham a formular os outros.

"Quando a mim, repito com São Paulo, pouco se me dá ser julgada por quem quer que seja, pois nem sequer a mim mesma eu julgo... Quem me julga é o Senhor. Sim, é Jesus quem me julga! E para que me seja favorável o seu julgamento, ou melhor, para não ser julgada, pois que Ele mesmo o disse: "Não julgueis e não sereis julgados", quero pensar sempre dos outros com caridade." "À opinião das criaturas, mercê de Deus, nunca dei a mínima importância."


VIII. Tudo farei para tornar a vida suave àqueles com quem convivo; pelo que, com a graça de Deus, procurarei cumprir os itens que seguem:

1. Não falar mal de ninguém (a)
2. Ser obsequioso (b)
3. Fazer bem aos que não gostam de mim (c)
4. Evitar discussões, deixando cada um com o seu modo de pensar (a menos que o meu silêncio significasse uma aprovação tácita do erro) (d)
5. Dar sempre que puder aos que me pedirem, e quando for obrigado a negar, fazê-lo suavemente (e)
6. A ninguém manifestar as minhas mágoas (f)
7. Estar sempre de bom humor (g)


(a) "...não há nada mais doce do que pensar bem do nosso próximo." [volta]

(b) "Poder-se-ia dizer, atesta sua irmã Celina, que a caridade de Teresa ia até o sacrifício dos seus próprios interesses espirituais. Tendo encontrado um livro que lhe era de grande utilidade, não o acabou de ler, passando-o a outras irmãs, de sorte que nunca rematou tal leitura, apesar dos seus desejos."
"Eis o que Jesus me ensina: Dá a todo aquele que te pedir, e ao tomar o que é teu, não lho torneis a pedir. Não, não me basta dar a quem me pede, seja quem for: devo prevenir os seus próprios desejos, mostrar-me grandemente penhorada e até honrada com o ensejo que se me depara de prestar-lhe algum serviço. E se me tomarem algum objeto do meu uso, devo portar-me de tal maneira que cheguem a pensar até que me parabenizo por ter ficado livre dele." "...eu gostava de dobrar as capas esquecidas pelas irmãs e buscava mil outras ocasiões de lhes ser útil." [volta]

(c) "Uma santa religiosa desta comunidade tinha outrora a habilidade de me desagradar em tudo; nisto andava metido o demônio, pois que só ele me podia fazer descobrir nela tantos pontinhos desagradáveis. E não querendo eu por forma alguma ceder à antipatia natural que sentia, refleti que a caridade não devia consistir apenas nos sentimentos, senão também nas obras. Procurei então fazer por esse irmã o que faria pela pessoa de minha maior estima. Assim, todas as vezes que a encontrava procurava recomendá-la a Deus, oferecendo-lhe todas as virtudes e merecimentos da minha desafeta, certa de que, assim procedendo, dava sumo prazer ao meu Jesus... Não me limitava a rezar muito pela irmã que me proporcionava tantas ocasiões de combate, ia mais adiante: buscava ensejo de lhe prestar quantos favores podia; e quando me vinha a tentação de lhe dar uma resposta desabrida, improvisava imediatamente um amável sorriso, procurando desviar a conversa, pois diz lá com muito acerto a Imitação de Cristo: "é de muito maior proveito afastar os olhos do que não te agrada, deixando cada um com o seu próprio parecer, do que divertir-te com porfias." Outras vezes também (e foram muitas), quando o demônio me tentava com mais veemência, achando meios de esquivar-me sem que ela desse pela luta que se travava no meu coração, fugia como soldado desertor..., tanto assim, que me disse ela certa vez, radiante de satisfação: "Minha irmão Teresa do Menino Jesus quer dizer-me em confiança o motivo por que se mostra tão inclinada para mim? Não se dá ocasião de nos encontrarmos sem que me favoreça com o mais gracioso dos sorrisos!" [volta]

(d) "Querer persuadir nossas irmãs de que estão em erro, mesmo que tenhamos razão, não é boa tática de guerra, porque não somos responsáveis pelo seu procedimento. Ademais, não convém que sejamos juízes de paz e sim anjos de paz. Não tendes razão em criticar isto ou aquilo, desejando que todos se curvem à vossa maneira de ver as coisas. Visto querermos ser criancinhas, devemos imitá-las: elas não sabem o que é melhor, acham tudo bom." "Outrora, quando eu via uma irmã transgredir a regra, dizia comigo mesmo: Ah, quem me dera poder admoestá-la e apontar-lhe as próprias faltas! Hoje, a prática adquirida no ofício, me levou a mudar de opinião. Assim, quando me acontece presenciar uma falta censurável, suspiro aliviada, dizendo para mim mesma: Ainda bem que não é noviça; não tenho obrigação de chamá-la à ordem! E vou logo tratando de escusar a culpada, julgando que uma boa intenção a moveu a proceder daquela maneira."
Era assim que procedia a jovem mestra de noviças. Entretanto, quando em consciência devia advertir ou censurar alguém, fosse quem fosse, não vacilava em fazê-lo, muito embora "preferisse receber mil repreensões a fazer uma só". "Custe o que custar hei de cumprir o meu dever." "é meu dever dizer a verdade às almas que me são confiadas e eu lhas digo."
Relata Petitot que "certa vez em que ela era de certo modo encarregada da direção das noviças, censurou publicamente, diante de quinze religiosas, a madre Maria de Gonzaga, dizendo: "Madre Maria de Gonzaga não tem absolutamente nenhuma razão. É um abuso evidente do poder proceder como ela tem procedido. E o que me causa maior pesar é ver nisso uma ofensa a Deus." [volta]

(e) Ver letra (b). "...há maneiras tão delicadas de recusar o que não se pode dar que a mesma recusa causa tanto prazer como o bom despacho do pedido." [volta]

(f) "Para atrairmos as luzes e o socorro divino sobre as almas que nos foram confiadas, força é nos abstermos de lhes contar as nossas mágoas, sob pretexto de alívio. Aliás, desta maneira, nenhum alívio alcançamos, antes sofremos mais."
"...com a graça de Deus esforço-me por não fazer sofrer aos outros com as provações que Nosso Senhor se digna enviar-me." Por outro lado, "envidava todo o esforço possível por causar prazer aos outros." [volta]

(g) "A fisionomia é o reflexo da alma, por isso deveis conservar o rosto sempre calmo e sereno, como as criancinhas. E mesmo que estejais só, procedei assim, pois que estais constantemente na presença dos Anjos." [volta]


ABANDONO


IX. Conformar a minha vontade com a de Deus para só querer o que Ele quer e da maneira como quer, há de ser o meu maior empenho.

"O total abandono - eis a minha única lei." "O meu desejo é fazer sempre a vontade de Jesus. Deixêmo-lo fazer tudo o que quiser; a perfeição consiste em fazer a sua vontade, entregando-se inteiramente a Ele."
"Eu não quereria entrar no céu um minuto mais cedo por minha própria vontade."
"Sofrer em paz não quer dizer experimentar sempre consolação ou alegria nos sofrimentos: para sofrer em paz basta querer só o que Nosso Senhor quer."


X. Hei de fazer todo o esforço possível por conservar-me em estado de indiferença, tanto na dor quanto na alegria, de tal maneira que já não deseje o prazer nem o sofrimento, a vida nem a morte, aceitando o bem ou o mal como dádivas celestes.

"Não desejo mais morrer nem viver; se o Senhor me facultasse a escolha entre a vida e a morte, eu nada escolheria, porque só quero o que Ele quer."
"Meu Deus, eu só temo uma coisa: é fazer a minha vontade. Tomai-a, porque eu escolho tudo o que vós quereis."
"Já não desejo o sofrimento nem a morte, entretanto os prezo a ambos!... É só o abandono que me guia; não tenho outra bússola. Não sei pedir mais nada com ardor a não ser o perfeito cumprimento da vontade de Deus sobre minha alma."
"O caminho em que estou não me proporciona nenhuma consolação, mas foi Jesus que o escolheu, e é a Ele e só a Ele que eu desejo contentar."


CONFIANÇA


XI. A medida da minha confiança em Deus será confiar nele sem medida.

"Não é por ter sido preservada do pecado mortal que me elevo a Deus pela confiança e pelo amor. Ah, não. Sinto que ainda mesmo que tivesse consciência de haver cometido todos os crimes que se podem cometer, nada perderia da minha confiança; com o coração despedaçado pelo arrependimento iria lançar-me nos braços do meu Salvador. Bem sei que Ele ama o filho pródigo, ouvi as palavras que dirigiu a S. Madalena, à mulher adúltera, à samaritana..." "O Senhor leva em conta as nossas fraquezas, pois que conhece perfeitamente a nossa fragilidade. Portanto, de que havemos de temer?" "Sim, não tenho dúvida que o Senhor é mais terno que uma mãe! E eu conheço a fundo mais de um coração materno! Sei que uma mãe está sempre disposta a perdoar as pequeninas indelicadezas involuntárias de seu filho."
"Confio em Jesus, conto-lhe todas as minhas infidelidades, pensando com temerário abandono adquirir, assim, maior império sobre o seu coração; atiro-me com maior confiança ainda ao amor daquele que 'não veio chamar os justos, mas os pecadores.' Jesus é onipotente; a confiança faz milagres."
"O que o ofende, o que lhe fere o Coração é a falta de confiança."
"O meu Caminhozinho é todo ele de amor e confiança, e não compreendo as almas que têm medo de um tão terno Amigo. Nunca se confia demais em um Deus tão poderoso e tão bom. Obtém-se dele tanto quanto se espera."
"Há de ser a confiança e só a confiança que nos levará ao amor."


DESAPEGO

XII. Contando com a graça divina, procurarei viver sem nenhum apego aos bens deste mundo, particularmente às criaturas.

"Aqui na terra não nos devemos apegar a coisa alguma, nem mesmo às mais inocentes, porque elas nos faltarão no momento em que bem o não esperarmos; só o que é eterno nos pode contentar." "Oh Jesus, fazei que eu não procure nem encontre nada além de vós! Que as criaturas não valham nada para mim, nem eu para elas! Que nenhum bem terreno perturbe a minha paz." "...fazei o que puderdes por desapegar o coração das coisas terrenas, sobretudo das criaturas, e podeis ter certeza que Jesus fará o resto." "Se soubésseis até que ponto eu desejo ser indiferente às coisas deste mundo! Que me importam todas as belezas criadas? Eu seria infeliz, se as possuísse. Ah, como o meu coração me parece grande quando o considero com relação aos bens terrenos (os quais, reunidos, não poderiam contentá-lo)!" "Só há um meio de se forçar Nosso Senhor a não julgar-nos: é apresentar-se diante dele com as mãos vazias." - Como assim? lhe perguntaram. "é simples: não façais nenhuma reserva; dai os vossos bens à medida que os fordes ganhando. Quanto a mim, se vivesse até os 80 anos, seria sempre pobre; não sei fazer economias: tudo o que tenho gasto logo comprando almas." "Escrever livros de piedade, compor as mais sublimes poesias, etc., tudo isso não vale o menor ato de renúncia." Escrevendo a um missionário, poucos dias antes de morrer, acentuava: "No momento de comparecer diante de Deus, compreendo mais do que nunca que só há uma coisa necessária: É trabalhar unicamente para Ele, nada fazendo para nós mesmos, nem tampouco para as criaturas."


A FÉ


XIII. Contentar-me-ei em viver da minha fé, não aspirando a graças extraordinárias, como por exemplo visões, êxtases, dom dos milagres, etc.

"Deus e os anjos não podem ser vistos com os olhos do corpo. É por isso que eu nunca desejei graças extraordinárias. Prefiro aguardar a visão eterna."

"Oh Jesus, para Te ver
Eu aguardo a aurora,
Pois não é meu desejo
Ver-Te aqui na terra.
Lembra-Te?"

"Só temos esta vida para viver da fé." No dia em que se despediu de suas três irmãs (Paulina, Celina e Maria), 4.6.1897, assim lhes falou: "Não se admirem se eu não lhes aparecer depois da minha morte, e se não virem nenhum sinal que denote a minha felicidade. Lembrem-se de que não é do espírito do nosso Caminhozinho ter revelações."


FIDELIDADE NAS COISAS PEQUENINAS


XVI. Sabido que "aquele que é fiel no pouco, se-lo-á no muito", esforçar-me-ei por ser sempre fiel nas coisas pequeninas.

"Se fores fiel em causar-lhe (a Jesus) prazer nas pequeninas ocasiões, Ele se verá obrigado a te ajudar nas grandes."
Uma tarde foi vista colocando à porta de sua cela um canivete de que se tinha servido durante o dia. Na manhã seguinte, interrogada sobre a razão desse ato, respondeu com simplicidade: "Eu não tinha podido ir colocá-lo no seu lugar, e como não é objeto de cela, não quis conservá-lo durante a noite."

Quando apontava seu lápis, apanhava as mínimas parcelas de madeira que se desprendiam a fim de queimá-las.
"Certa noite, depois de Completas, procurei em vão o nosso candeeiro na estante onde o costumava colocar, e sendo já tempo do grande silêncio, não o podia reclamar. Refleti então (e com razão) que alguma das irmãs o havia tirado por engano, tomando-o pelo seu. Mas havia eu de ficar uma hora inteira às escuras por causa desta distração, e logo naquela noite em que esperava trabalhar bastante? Faltasse-me nessa circunstância a luz interior da graça e me teria certissimamente lastimado; com ela, pelo contrário, não me agastei, antes fiquei até satisfeita, lembrando-me de que a pobreza consiste na privação não apenas das coisas agradáveis, mas também do indispensável."
"No meu Caminhozinho, só há coisas muito ordinárias: importa que tudo o que eu faço as almas pequeninas possam fazer igualmente."
"Uma só coisa nos cumpre fazer neste mundo: atirar a Jesus as flores dos pequeninos sacrifícios."
E que sacrifícios são esses? "Conservar sempre o semblante calmo e sereno"; "tomar parte numa conversa ou recreação não por prazer, mas para causá-lo aos outros"; "atender prontamente a quem quer que nos chame"; "praticar pequeninos atos de caridade sem que ninguém o saiba"; "nunca nos queixarmos"; "não nos desculparmos quando nos acusarem injustamente"; "evitar discussões"; "reprimir uma palavra de réplica", e "mil outras coisas deste gênero".


HUMILDADE


XV. Procurarei viver oculto, esquecido de todos e de mim mesmo, fugindo à estima e às honras do mundo.

"Eu quero viver oculta sobre a terra, sem em tudo a última." "Que felicidade viveres tão oculta, que ninguém pense em ti! Seres desconhecida até daqueles com quem convives!" "...a verdadeira e única glória é a que dura sempre; para consegui-la, não é necessário praticar obrar brilhantes: basta ocultar-se aos outros e a si mesmo." "Não esqueçamos de que Jesus é um tesouro oculto: poucas almas logram descobri-lo, porque, em geral, só se ama o que brilha... Para se encontrar uma coisa oculta, força é ocultar-se também a si mesmo..." "Estas palavras de Isaías: 'Ele não tinha beleza nem formosura... o seu rosto estava como que velado e desprezível; vimo-lo e não O reconhecemos" (LIII, 2-3), tais palavras constituem o fundamento da minha devoção à Santa Face, ou melhor, a base de toda a minha piedade. Também eu quisera ser como Jesus; sem beleza e desconhecida de todas as criaturas." "Eu desejo sofrer muito e viver desprezada neste mundo." "Oh Jesus, fazei que ninguém se importe comigo; de tal maneira que eu seja pisada aos pés, como um grãozinho de areia." "...só aspiro ao esquecimento...; o desprezo e as injúrias ainda seriam muita glória para um grãozinho de areia; porque, quando se despreza um grão de areia, sinal é de que ele existe e se pensa nele... Eu quero ser esquecida não apenas das criaturas, senão também de mim mesma, a fim de não alimentar nenhum outro desejo além do de amar a Deus."


XVI. Farei todo o possível por quebrantar a minha vontade, procurando antes satisfazer os desejos dos outros que os meus.

"Toda a minha penitência consistia em quebrantar a vontade, represar uma palavra de réplica, prestar modestos serviços aos que me rodeavam, sem todavia os fazer valer, e a mil outras coisinhas deste gênero." "Quando uma pessoa é verdadeiramente humilde, submete-se a todos." "Considerai-vos não apenas como uma criadinha, mas como uma escrava inútil, a quem todos tivessem o direito de dar ordens e ela nenhuma razão para se queixar."


XVII. Quando tiver outros sob minha jurisdição, não lhes mandarei fazer coisa alguma ordenando, senão pedindo.

"Suplico-vos, meu Jesus, que me envieis uma humilhação cada vez que eu começar por considerar-me superior aos outros." "Devemos pedir as coisas de que necessitamos com humildade, como os pobres, que, quando são repelidos por aqueles a quem estendem a mão, não se zangam, pois que ninguém lhes deve nada."


XVIII. Considerar-me-ei sempre um grande pecador, ainda que de nada me acuse a consciência.

"Bem sabeis, Senhor, que eu vos amo, mas tende compaixão de mim, que sou uma grande pecadora!"
"Se eu estivesse em lugar de N., há muito tempo que me teria perdido na vasta floresta deste mundo."
"Jesus me perdoou antecipadamente os pecados que eu teria de cometer."


XIX. Esforçar-me-ei por não me aborrecer nem impressionar quando os outros disserem ou pensarem mal de mim.

"A humildade não consiste apenas em dizeres que estás cheio de defeitos, mas em gostares que os outros o digam e pensem."


XX. Quando me assaltar tentação de vanglória proveniente de elogios ou coisa equivalente, lembrar-me-ei das minhas misérias passadas e presentes.

"...os elogios não me envaidecem porque penso constantemente nas minhas misérias."
"Eu vos peço, ó meu Deus, que o óleo dos louvores, tão doce à natureza, não me amoleça a cabeça, quero dizer, o meu espírito, persuadindo-me que já possuo virtudes que apenas pratiquei algumas vezes. (salmo CXL)


XXI. Não atribuirei as minhas faltas a causas físicas - enfermidades, intempéries, etc. -, senão às próprias imperfeições, sem contudo desanimar.

"Quando cometermos uma falta, não a atribuamos a uma causa física qualquer, como, por exemplo, a uma doença ou ao mau tempo, mas às nossas imperfeições, sem entretanto nos desencorajar nem entristecer."
"...humilhar-se e suportar com doçura as imperfeições, eis a verdadeira santidade."


XXII. Por amor de Deus preferirei sempre o último lugar ao primeiro.

"Por ti, Jesus, eu quero viver sempre oculta sobre a terra, ser em tudo a última."
"Desde que Ele nos veja convencidos de que somos nada, estende-nos a mão. Se, porém, procurarmos fazer algo de grandioso, mesmo sob pretexto de zelo, deixa-nos a sós." "A única coisa que não é passível de inveja é o último lugar; tudo o mais está sujeito às vaidades e ao desassossego."


MORTIFICAÇÕES


XXIII. Farei consistir as minhas penitências ou mortificações ordinárias não em macerações, jejuns, vigílias, etc., mas em coisas pequeninas, como, por exemplo, reprimir o amor próprio, represa uma palavra áspera, não me queixar, obsequiar indistintamente a quem quer que me procure, etc.

"Longe de imitar as belas almas que desde a sua infância praticam toda sorte de macerações, eu fazia consistir as minhas unicamente em quebrantar a vontade, reter uma palavra de réplica, prestar pequeninos obséquios sem os fazer valer e mil outras coisas deste gênero." "é necessário encontrar em tudo abnegação e sacrifício; assim, me parece que uma carta escrita sem certa repugnância e pelo único motivo de obedecer não produzirá fruto algum. Sempre que trato com uma noviça, procuro mortificar-me, evitando, por exemplo, dirigir-lhe perguntas que viriam satisfazer a minha curiosidade. Dando-se o caso de ela cortar um assunto interessante e passar a outro enfadonho, sem esgotar o primeiro, tomo cuidado por não a fazer reparar nesta interrupção, porque, a meu ver, nenhum bem pode fazer quem se busca a si mesmo."
Ver outras mortificações nos textos em abono do princípio XXV.


XXIV. Esforçar-me-ei por disfarçar, através de um constante bom humor, os meus sofrimentos e mortificações.

"Jesus ama os corações alegres. Quando aprendereis a ocultar-lhe as vossas penas, ou a dizer-lhe cantando que vos sentis feliz por sofrer por Ele?" "O rosto é o reflexo da alma; portanto, deveis conservar o semblante calmo e sereno como uma criancinha, que está sempre contente. Quando estiverdes só, procedei do mesmo modo, visto que estais continuamente na presença dos anjos." "Eu me esforçava por sorrir em meio aos sofrimentos, a fim de que Nosso Senhor, como que enganado pela expressão do meu rosto, não soubesse que eu estava sofrendo."
Esteada na Escritura, assim justificava o seu proceder: "'Conheço uma fonte onde depois que a gente bebe, ainda tem sede' (Eclo 24,20): é o sofrimento conhecido só por Jesus."
"No tempo em que minha irmã Maria do Sagrado Coração era provedora, punha todo o empenho em tratar-me com ternura maternal, a tal ponto que me podiam julgar muito mimada. Entretanto, quantas mortificações não me obrigou a fazer, pois me servia de acordo com os seus gostos pessoais, que eram inteiramente opostos aos meus." O seu estômago delicado (narram as suas companheiras) dificilmente se acomodava com a alimentação frugal do Carmelo, e certos manjares lhe causavam até enjôo e repugnância; ela, porém, o disfarçava com tanta habilidade, que nunca houve quem desse por isso.


XXV. Obedecerei aos meus superiores como um escravo, sem me queixar nem discutir o porquê das suas ordens.

"Tomei a resolução de nunca considerar se as ordens que me davam eram úteis ou não." "Vós vos devíeis considerar não apenas como uma simples criadinha dos doentes (dizia ela a uma enfermeira), mas como uma verdadeira escrava, a quem todos tivessem o direito de dar ordens e ela nenhum direito de se queixar." "Só pela humildade se pode atingir esse grau de obediência. Quando somos humildes, facilmente nos deixamos governar por todos."


ORAÇÃO


XXVI. Não podendo fazer nada sozinho (cf. Jo 15,5) farei da prece o pão cotidiano do meu espírito.

"Constituem a prece e o sacrifício toda a minha força; são armas invencíveis que, mais do que as palavras - eu o sei por experiência - podem tocar os corações." "Quão grande é o poder da oração! Dir-se-ia uma rainha que tem sempre livre acesso junto ao rei, podendo obter dele tudo o que pedir." "Não é necessário, para sermos ouvidos, ler num livro belas fórmulas compostas conforme as circunstâncias; se assim fosse, ai de mim! Costuma fazer como as criancinhas, que não sabem ler; digo simplesmente a Nosso Senhor tudo o que desejo, e Ele sempre me compreende." "A prece é, a meu ver, um ímpeto do coração, um simples olhar para o céu, um grito de reconhecimento e de amor, assim na prova como na alegria! É enfim alguma coisa de sublime e sobrenatural que dilata a alma e a une a Deus. Por vezes, quando me encontro em grande secura espiritual, e não posso conceber nenhum pensamento bom, digo apenas um Pater e uma Ave Maria; essas duas preces me arrebatam, nutrem divinamente a minha alma e a satisfazem."
Vantagens da oração, segundo ela: "Não foi na oração que São Paulo, Santo Agostinho, São Tomás de Aquino, São João da Cruz, Santa Teresa e tantos outros servos de Deus foram buscar essa prodigiosa ciência, que arrebata os mais atilados dos gênios? Disse um sábio que 'se lhe dessem um ponto de apoio, ele levantaria o mundo.' Pois bem, o que não conseguiu Arquimedes, alcançaram-no plenamente os santos. O Todo-Poderoso deu-lhe um ponto de apoio, que é Ele mesmo e só Ele! Deu-lhes por alavanca a oração, que tem a virtude de abrasar em incêndios de amor; e desta sorte lograram levantar o mundo."


PUREZA


XXVII. No jardim do meu coração a minha flor predileta há de ser a pureza compatível com o estado de vida que abracei.

"Façamos do nosso coração um canteiro de delícias, onde o nosso doce Salvador venha repousar; plantemos aí belos lírios de pureza..."
"Os corações mais puros são muitas vezes os mais provados pela tentação; não raro estão nas trevas, pensam então haver perdido a sua pureza e que os espinhos que os cercam já dilaceraram a sua corola. Engano: os lírios que estão no meio dos espinhos são os mais preservados; é neles que Jesus se delicia: 'Bem-aventurado aquele que é digno de sofrer tentação' (Tg 1,12). "Fazer o que estiver ao vosso alcance por desapegar o vosso coração das afeições terrenas, particularmente das criaturas, e podeis ter certeza que Jesus fará o resto."


SIMPLICIDADE


XXVIII. Na prática da virtude evitarei a todo custo a singularidade, a fim de não despertar a curiosidade ou a inveja dos outros.

"é necessário que as almas pequenas não me possam invejar em nada." "longe de imitar as belas almas que desde a sua infância praticam toda a sorte de macerações, eu fazia consistir as minhas em quebrantar a vontade, reprimir uma palavra de réplica, prestar pequenos obséquios, sem os fazer valer, e mil outras coisas deste gênero." (Ver o Princípio XXIV) "No meu Caminho tudo é fácil de suportar, e isso é o bastante." "Às almas simples não se devem impor meios complicados, e, como eu sou deste gênero, Nosso Senhor me inspirou um meio muito fácil de cumprir as minhas obrigações." "Ele me fez compreender esta palavra dos Cânticos, 1,3: 'Nós corremos após de ti ao odor dos teus perfumes.' " "é preciso ir até aonde possam chegar as próprias forças sem se queixar."
Uma das religiosas que lhe eram vizinhas à mesa tentou em vão descobrir quais eram as suas iguarias mais apetecidas. E as irmãs que lidavam na cozinha, vendo como se satisfazia com qualquer bocado, serviam-lhe invariavelmente os sobejos.


TENTAÇÕES


XXIX. Nas tentações, longe de enfrentar o tentador, preferirei combatê-lo pelo desprezo, dando-lhe as costas.

"Sempre que me vejo salteada ou provocada pelo inimigo, porto-me como soldado valente: sabendo que o bater-se em duelo é covardia, dou logo as costas ao adversário e corro pressurosa para Jesus, protestando-lhe estar pronta a derramar até a última gota o meu sangue para confessar a existência do céu..."


XXX. Hei de servia a meu Deus sem levar em conta as consolações ou securas que ele me enviar.

"é tão doce servir a Deus nas trevas e nas provações!" "Quando sinto aridez ou secura, e me julgo incapaz de orar ou praticar atos de virtude, busco então as pequeninas ocasiões, pequenos nadas, para causar prazer a Jesus; por exemplo: um sorriso ou uma palavra amável, quando desejava calar ou mostrar-me aborrecida. E se nem essas ocasiões me é dado encontrar, procuro ao menos dizer-lhe muitas vezes que o amo..."
"Eu bem poderia atribuir a minha secura espiritual à falta de fervor e de fidelidade; deveria afligir-me por dormir freqüentemente durante a meditação e a ação de graças. Mas, pelo contrário, não me penalizo por isso, porque penso que as criancinhas tanto agradam a seus pais dormindo como acordadas. Estou que o Senhor conhece a nossa fragilidade e sabe que somos apenas poeira."


ZELO


XXXI. Um dos meus maiores empenhos será a conversão dos pecadores e a formação do clero.

Interrogada, no exame canônico, sofre que motivos a levaram a fazer-se carmelita, a Santa respondeu: "Vim para salvar as almas e sobretudo orar pelos padres."
Em carta ao Pe. Rouland acentua: "Julgar-me-ei verdadeiramente feliz de trabalhar com V. Rev.ma. na salvação das almas, foi para isso que me fiz carmelita." Ao mesmo sacerdote: "Quisera salvar almas e esquecer-me de mim mesma por elas; quisera salvá-las mesmo depois da minha morte, por isso seria feliz se V. Rev.ma. dissesse então, em lugar da oraçãozinha que recita e que será realizada para sempre, a seguinte: "Meu Deu, permiti a minha Irmã de Vos fazer amar ainda". Se Jesus ouvi-lo, eu saberei mostrar-lhe a minha gratidão."


CONCLUSÃO


Nos 31 princípios que aí ficam procuramos encerrar senão toda a doutrina da Infância Espiritual, segundo a Doutorinha de Lisieux, pelo menos a essência desta doutrina. E é o quanto basta, cremos nós, para o fim a que se destinam tais princípios.

Para não avolumar demais o nosso trabalho, não citamos todas as sentenças com que a Santa abona os princípios formulados, senão apenas algumas. Em uma palavra: esforçamo-nos por dizer muito em poucas páginas. A Doutorinha de Lisieux ou a Santidade ao alcance de todos ganhará talvez, assim, em intensidade o que perdeu em quantidade. Trata-se de um simples vade-mecum, de fácil manuseio, pequenino materialmente como espiritualmente o deverão ser todos aqueles que desejarem ingressar na Escola da Infância: "Quem for pequenino, venha a mim." (Prov. 9,4)

Luiz
Luiz

Mensagens : 3527
Data de inscrição : 30/10/2010
Idade : 66
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

SANTA TEREZINHA DO MENINO JESUS Empty Re: SANTA TEREZINHA DO MENINO JESUS

Mensagem  Luiz Sex 2 Mar 2012 - 23:48

http://www.milagredasrosas.com.br/?origem=883&gclid=CM2UuOrYya4CFQWf7QodvgHCBw

http://www.milagredasrosas.com.br/?origem=883&gclid=CM2UuOrYya4CFQWf7QodvgHCBw


RECOMENDO A TODOS CLICAREM EM DOS 2 (DOIS) LINKS ACIMA.

LUIZ
Luiz
Luiz

Mensagens : 3527
Data de inscrição : 30/10/2010
Idade : 66
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

SANTA TEREZINHA DO MENINO JESUS Empty Re: SANTA TEREZINHA DO MENINO JESUS

Mensagem  Luiz Qua 15 Ago 2012 - 17:29

15 de agosto de 2012.



PÉTALAS

São pequenas Frases ou Ensinamentos de Santa Teresinha.

» Tudo é graça.

» Amo tanto a Deus que desejo poder dar-lhe prazer
sem que Ele saiba que sou eu.

» Não espero na terra qualquer retribuição: faço tudo por Deus.

» Quando estiver no Céu, chamar-vos-ei depressa...

» Não é a morte que virá buscar-me, é Deus.



» Do Evangelho fiz o meu tesouro mais precioso.

» A vontade de Deus é que eu lute até à morte.

» Deus absorver-me-á como uma gotinha de orvalho.

» Lutemos sempre, mesmo sem esperança de ganhar a batalha.

» Oh! Bem-aventurado silêncio que tanta paz traz à alma!



» Ser carmelita; ser pela minha união convosco mãe das almas:
essa é a minha vocação.

» Eu sempre quis ser santa.

» Deus apenas te pede que te deixes amar.

» Deus não tem necessidade das nossas obras, mas do nosso amor.

» Viver de amor é dissipar o medo e a recordação das faltas passadas.



» A oração é um impulso do coração.

» Oh! Que grande é o poder da oração!

» Dir-se-ia que na oração és como uma rainha que tem livre acesso ao Rei
e que dele podes alcançar tudo o que pedires!

» Deus é tão rico que me dá abundantemente o que lhe peço.

» A minha vocação é o amor!



» Como é doce chamar a Deus nosso Pai!

» A vida é um tesouro!

» Eu escolhi ensinar a amar o Amor.

» quero ensinar a amar o Amor; quero infundir esperança.

» Eu não posso ter medo de um Deus, que por mim se fez pequenino.



» Vim para salvar almas. E rezar pelos sacerdotes.

» Nunca me apoio nos meus próprios pensamentos.

» Deus quer que me abandone como uma criança.

» A caridade não deve ficar fechada no fundo do coração.

» Viver de amor é dar sem medida, sem reclamar salário aqui na terra.



» Deus não pode inspirar desejos irrealizáveis.

» Quero encontrar maneira de ir par ao Céu
por um caminhinho muito direito, muito curto.

» Eu faço como as crianças que não sabem ler:
digo a Deus o que Lhe quero dizer, sem compor belas frases.

» Muitas vezes, sem o sabermos,
as graças que recebemos são devidas a uma alma escondida.

» No coração da Igreja, minha mãe, eu serei o amor!



» Uma alma abrasada em amor não pode permanecer inactiva.

» Um coração que ama trabalha com amor.

» Compreendi que o Amor encerra todas as vocações.

» O Amor é tudo.

» O Amor é eterno.



» A caridade perfeita consiste em suportar os defeitos dos outros.

» Deus nunca me abandonou.

» Deus não me abandonará.

» Estou unida Àquele a quem amei com todas as forças.

» Meu Deus, amo-vos!



» Não me arrependo de me haver entregue ao Amor.

» Haverá alma mais pequena e mais impotente que a minha?

» O mérito não consiste em dar muito, mas em amar muito.

» Como é fácil agradar a Jesus, basta amá-L’o!

» Não é par ao primeiro lugar, mas para o último que eu corro.



» Sou filha de Maria.

» A Virgem Santíssima é mais Mãe que Rainha.

» A Santíssima Virgem teve menos que nós,
porque não teve uma Santíssima Virgem para amar!

» Ó Mãe bem-amada, apesar da minha pequenez,
como tu possuo em mim o Omnipotente.

» A Santíssima Virgem nunca estará escondida para mim,
porque a amo muito.



» Ó Divina Eucaristia! Ó Mistério Sagrado! Que o Amor produziu...

» Já não receio os pavores da noite.

» Na noite desta vida aparecerei diante de Vós com as mãos vazias.

» Não recusemos nada a Jesus. Um dia Ele nos dirá: «Agora é a minha vez»!

» É tão doce ajudar Jesus, pelos nossos sacrifícios, salvar almas.



» O meu caminho é todo confiança e amor.

» Não compreendo as almas que têm medo de um Amigo tão terno.

» Não tenho outro modo de Vos provar o meu amor
senão ode Vos atirar flores.

» Desejaria ter sido missionária desde a criação do mundo
até ao fim dos séculos.

» Amar é tudo dar e dar-se a si mesmo.



» Nada fica nas minhas mãos. Tudo o que tenho,
tudo o que ganho é para a Igreja e para as almas.

» Nunca direi a Deus senão amor, por isso Ele devolve-me Amor.

» Nós, que corremos pelo caminho do Amor,
não devemos pensar no que nos pode acontecer de doloroso no futuro.

» Não me considero uma grande santa! Considero-me uma santa pequenina.
Penso que deus quis pôr em mim coisas que fazem bem a mim e aos outros.

» Se os Anjos varressem o Céu, a poeira seria feita de diamantes.



» Deus terá de satisfazer todos os meus desejos no Céu.

» A minha missão vai começar, a missão de fazer amar a Deus
como eu O amo, de dar às almas o meu pequeno caminho.

» Quero passar o meu Céu a fazer bem á terra.

» Não posso descansar enquanto houver almas para salvar.

» Deus não me daria este desejo de fazer o bem sobre a terra
depois da minha morte, se não quisesse realizá-lo.



» Só no Céu veremos a verdade de todas as coisas.

» Sou uma alma pequenina que Deus cumulou de graças.

» Como gostaria de ter sido sacerdote para pregar sobre a Santíssima Virgem.

» Os pregadores apresentam-na inacessível; deviam mostrá-la imitável.

» Que seria de mim se Deus não me desse força?



» O que mais me agrada é o que Deus quer e escolhe para mim.

» Não me arrepende de me ter entregue ao Amor.

» Não é «a morte» que virá buscar-me, é Deus.

» A Santíssima Virgem cuida bem dos meus recados;
hei-de confiar-lhe outros numa próxima vez.

» Se soubesse como Deus é bom para comigo!
Mas se Ele fosse um bocadinho menos bom,
continuava a achá-l'O ainda bom...



Tu fazes-me pensar numa criancinha que começa a erguer-se de pé, mas que ainda não sabe caminhar. Querendo a todo o custo subir ao alto duma escada para estar com a sua mamã, levanta o pézito para subir o primeiro degrau. Mas é um esforço inútil! Cai uma e outra vez, sem chegar a avançar. Muito bem: aceita ser essa criança. Pela prática de todas as virtudes, levanta sempre o teu pézito para subires a escada da santidade. Não conseguirás subir o primeiro degrau sequer. Mas o que Deus apenas te pede é a tua boa vontade. Do alto da escada Ele olha-te com amor. Rapidamente vencido pelos teus inúteis esforços, Ele-mesmo baixará e tomando-te nos seus braços, levar-te-á para sempre para o seu reino, onde jamais te afastarás dEle. Mas se não chegares a levantar o teu pézito Ele deixar-te-á muito tempo na terra.
Luiz
Luiz

Mensagens : 3527
Data de inscrição : 30/10/2010
Idade : 66
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

SANTA TEREZINHA DO MENINO JESUS Empty Re: SANTA TEREZINHA DO MENINO JESUS

Mensagem  Luiz Sáb 18 Ago 2012 - 0:35

O Pequeno Passarinho

O passarinho quereria voar para o Sol brilhante que lhe fascina o olhar;

quereria imitar as Águias, suas irmãs, que vê elevarem-se até ao fogo divino da Santíssima Trindade... Pobre dele! tudo quanto pode fazer é agitar as suas pequenas asas; mas levantar voo, isso não está no seu pequeno poder! Que será dele? Morrerá de desgosto, ao ver-se impotente?... Oh, não! o passarinho nem sequer se vai afligir. Com um audacioso abandono, quer ficar a fixar o seu divino Sol. Nada seria capaz de o assustar, nem o vento nem a chuva; e se nuvens sombrias chegam a esconder o Astro do Amor, o passarinho não muda de lugar, pois sabe que para além das nuvens o seu Sol brilha sempre, e que o seu brilho não se poderia eclipsar nem por um instante sequer.

É verdade que às vezes o coração do passarinho se vê acometido pela tempestade; parece-lhe não acreditar que existe outra coisa, a não ser as nuvens que o envolvem. É então o momento da alegria perfeita para a pobre e débil criaturinha. Que felicidade para ela, permanecer ali, apesar de tudo, e fixar a luz invisível que se esconde à sua fé!!!...

Jesus, até agora compreendo o teu amor para com o passarinho pois ele não se afasta de Ti. Mas eu sei, e Tu também o sabes, muitas vezes a imperfeita criaturinha, ficando embora no seu lugar (isto é, sob os raios do Sol), deixa‑se distrair um pouco da sua única ocupação; apanha um grãozito à direita e à esquerda, corre atrás de um vermezito... Depois, encontrando uma pocita de água, molha as penas ainda mal formadas; quando vê uma flor que lhe agrada o seu espírito entretém-se com essa flor... Enfim! não podendo pairar como as Águias, o pobre passarinho entretém-se ainda com as bagatelas da terra. Não obstante, depois de todas as suas travessuras, em vez de se ir esconder num canto para chorar a sua miséria e morrer de arrependimento, o passarinho volta-se para o seu Bem‑amado Sol, expõe as asitas molhadas aos seus raios benfazejos, geme como a andorinha e, no seu doce cantar, confia, conta em pormenor as suas infidelidades, pensando, no seu temerário abandono, conseguir assim maior influência e atrair mais plenamente o amor d’Aquele que não veio chamar os justos mas os pecadores... Se o Astro Adorado continuar surdo ao chilrear plangente da sua criaturinha, se permanecer velado..., pois bem: a criaturinha continua molhada, aceita ficar transida de frio, e ainda se alegra com esse sofrimento que, aliás, mereceu...

Ó Jesus! como o teu passarinho está contente por ser débil e pequeno. Que seria dele se fosse grande?... Nunca teria a audácia de aparecer na tua presença, de dormitar diante de Ti... Sim, aí está mais uma fraqueza do passarinho: quando quer fixar o Divino Sol, e as nuvens o impedem de ver um único raio, contra sua vontade os seus olhitos fecham-se, a sua cabecinha esconde-se debaixo da asita, e a pobre criaturinha adormece, julgando fixar ainda o seu Astro Querido. Ao acordar, não fica desolado, o seu coraçãozinho fica em paz, e recomeça o seu ofício de amor. Invoca os Anjos e os Santos que se elevam como Águias em direcção ao Fogo devorador, objecto do seu desejo.

E as Águias, compadecendo-se do seu irmãozinho, protegem-no, defendem-no, e põem em fuga os abutres que o queriam devorar. Os abutres, imagem do demónio, o passarinho não os teme, pois não está destinado a ser presa deles, mas da Águia que contempla no centro do Sol do Amor.

Por tanto tempo quanto quiseres, ó meu Bem-amado, o teu passarinho ficará sem forças e sem asas; permanecerá sempre com os olhos fixos em Ti. Quer ser fascinado pelo teu divino olhar, quer tornar‑se a presa do teu Amor... Um dia, assim o espero, Águia adorada, virás buscar o teu passarinho e, subindo com ele para o Fogo do Amor, mergulhá‑lo‑ás eternamente no ardente Abismo desse Amor, ao qual se ofereceu como vítima...

(História de uma Alma, Ms B 5rº-vº)



SANTA TEREZINHA DO MENINO JESUS Rosas
Luiz
Luiz

Mensagens : 3527
Data de inscrição : 30/10/2010
Idade : 66
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

SANTA TEREZINHA DO MENINO JESUS Empty Re: SANTA TEREZINHA DO MENINO JESUS

Mensagem  Luiz Dom 30 Set 2012 - 22:52

01 DE OUTUBRO DIA DE SANTA TERESINHA DO MENINO JESUS:

FRASES DA SANTA
:





"Não sou um guerreiro que combateu com armas terrestres, mas com a espada do Espírito que é a palavra de Deus".

"Para mim acho que a perfeição é fácil de se praticar, porque compreendi que basta pegar Jesus pelo coração..."

"Ó Farol luminoso do amor, eu sei como chegar a Ti, encontrei o segredo de me apropriar de Tua chama."
"Compreendi que o Amor englobava todas as vocações, que o Amor era tudo..."

"... Compreendi que meu amor não se devia traduzir somente por palavras."

"Não é bastante amar, é preciso prová-lo!"

"Um só ato de amor nos fará conhecer melhor Jesus..."

"... Pensar em uma pessoa que se ama é rezar por ela".

"Ó meu Jesus, lutarei por vosso amor até à noite da minha vida".

"É na tua bondade sempre infinita que quero me perder, ó Coração de Jesus!"

"... Espero tudo do Bom Deus, como uma criancinha espera tudo de seu pai".

"Como estou longe de ser conduzida pela via do temor, sei sempre encontrar o meio de ser feliz e aproveitar de minhas misérias" .

"O Senhor é tão bom para comigo, que me é impossível temê-lo".

"Ó Trindade, vós sois prisioneira de meu amor!..."

"Ó meu Deus, Trindade Bem-aventurada! Eu vos desejo amar e vos fazer amada..."

"Acho que nesses momentos de grande tristezas tem-se a necessidade de olhar para o céu em lugar de chorar..."

"O Pai quer que o ame, porque Ele me perdoou não muito, mas tudo".

"Sim, tudo está bem, quando só se busca a vontade de Jesus".

"Já que a verdade brilha aos seus olhos, não fuja da sua luz".

"O Bom Deus me mostra a verdade, sinto muito bem que tudo vem dele" .

"A vida é apenas um sonho, em breve nos acordaremos".

"Só tenho de olhar o santo Evangelho, logo respiro os perfumes da vida de Jesus e sei para que lado correr".

"Só temos o curto instante da vida para dá-lo ao Bom Deus..."

"É preciso que o Espírito Santo seja a vida de teu coração".

"Ó Jesus, meu Amor... minha vocação, enfim, eu a encontrei, minha vocação é o Amor!"

"Enfim, pus mão à obra e tinha tanta boa vontade que consegui perfeitamente".


"Que felicidade poder dizer: "Estou seguro de fazer a vontade do Bom Deus".

"Eu não lamento a vida, oh, não!"

"E minha vida é um ''único ato de amor!"

"O Bom Deus me dá coragem na proporção dos meus sofrimentos".

"Faz-nos tanto bem, quando sofremos, ter corações amigos, cujo eco responde a nossa dor".

"A caridade é o caminho excelente, que conduz seguramente a Deus"

"Sou de tal natureza que o temor me faz recuar; com o amor não somente avanço, mas vôo..."

"É muito doce a gente se sentir fraco e pequeno!"

"É preciso abandonar o futuro nas mãos do Bom Deus..."

"Nada acontece que Deus não tenha previsto desde toda a eternidade..."

"Não me inquieto, absolutamente, com o futuro..."

"Por uma graça fielmente recebida, Ele me concedia uma multidão de outras".

"Jesus não quer que eu reclame o que me pertence; isso deveria parecer-me fácil e natural pois nada me pertence".

"Instruindo os outros muito aprendi".

"Deus não poderia me inspirar desejos irrealizáveis, portanto, posso, apesar da minha pequenez, aspirar à santidade".

"Não consigo crescer, devo suportar-me como sou, com todas as minhas imperfeições".

"Parece-me que agora nada me impede de levantar vôo, pois não tenho mais grandes desejos a não ser o de amar até morrer de amor".

"Os mais belos pensamentos nada são sem as obras".

"Para mim a oração é um impulso do coração, um simples olhar para o Céu, um grito de gratidão e amor no meio da provação como no meio da alegria".

"Minhas mortificações consistiam em refrear minha vontade, sempre prestes a se impor"...

"Ele quem me instruiu dessa ciência que esconde dos sábios e dos pedantes e revela aos menores..."

"Ao dar-se a Deus, o coração não perde sua natural ternura, pelo contrário, essa ternura cresce ao tornar-se mais pura e mais divina".

"Sinto que quando sou caridosa é só Jesus que age em mim".

"Felizmente, não desanimo com facilidade".

"Estou longe de praticar o que entendo, mas o desejo que tenho de praticar é suficiente para me dar a paz".

"Deus é mais terno que uma mãe".

"Em vez de me causar mal, levar-me à vaidade, os dons que Deus me prodigalizou (sem que Lhe tenha pedido) me levam para Ele".

"A mim Ele me deu sua Misericórdia infinita e é, através dela, que contemplo e adoro as outras perfeições divinas!..."

"O Bom Deus me fez compreender que existem almas que sua misericórdia não se cansa de esperar..."

"Como a bondade e o amor misericordioso de Jesus são pouco conhecidos!..."

"... Ó meu Bem-Amado, uma só missão não me bastaria..."

"Eu sou pequena demais para subir a rude escada da perfeição".

"Posso, apesar de minha pequenez, aspirar à santidade".

"Vou me contentar em seguir Jesus em seu caminho doloroso".

"O pecado mortal não me tiraria a confiança".

"Guardar a palavra de Jesus, eis a única condição de nossa felicidade".

"É muito doce a gente se sentir fraco e pequeno!"

"Eu vos suplico, ó meu Deus, enviar-me uma humilhação cada vez que eu tentar me elevar acima dos outros".

"Prestai atenção ao que faz Maria; imitai-a... e esse Deus de bondade recompensará vossa fé".

"A Santíssima Virgem dá bem os meus recados, dar-lhe-ei outro mais. Repito-lhe, muitas vezes: "Diga-lhe para não se preocupar comigo".

"Sabemos muito bem que a Virgem Santíssima é a rainha do céu e da terra, mas ela é mais mãe do que rainha".

"E eu que desejava o martírio, é possível que morra em um leito!"


"Tu sabes bem, meu único martírio é teu amor, Coração Sagrado de Jesus!"

"Morrer de amor é um bem doce martírio!"

"O mérito não consiste em fazer nem em dar muito, mas, antes, em receber, em amar muito!"

"Ó meu Deus, longe de me desencorajar à vista de minhas misérias, venho a vós com confiança..."

"Não prefiro nem morrer nem viver... O que o Bom Deus prefere e escolhe para mim, eis o que me agrada mais."

"O apostolado da oração não é, por assim dizer, mais elevado do que o da palavra?"

"Pois bem, sou eu essa criança, objeto do amor previdente de um Pai..."
Luiz
Luiz

Mensagens : 3527
Data de inscrição : 30/10/2010
Idade : 66
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

SANTA TEREZINHA DO MENINO JESUS Empty Re: SANTA TEREZINHA DO MENINO JESUS

Mensagem  Luiz Qua 1 Out 2014 - 15:38

Lembrando a todos que hoje, 01 do outubro é dia de Santa Teresinha do Menino Jesus.

Peçam a ela a ajuda que acharem necessário, ela disse um dia " Não ficarei no céu contemplando a face de Deus, descerei e farei meu bem na Terra quele que me pedir" .

As novenas estão neste tópico, lembrem-se que no dia de hoje, os pensamentos dos devotos estão voltados para a Santa, portanto, como diz o evangelho:

" Pedi e obtereis, buscai e achareis, pois todo aquele que pede recebe e quem procura acha"

Fiquem na Paz.
Boa tarde a todos
.
Luiz
Luiz

Mensagens : 3527
Data de inscrição : 30/10/2010
Idade : 66
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

SANTA TEREZINHA DO MENINO JESUS Empty Re: SANTA TEREZINHA DO MENINO JESUS

Mensagem  Luiz Qui 1 Out 2015 - 15:37

Lembrando a todos que hoje, 01 do outubro é dia de Santa Teresinha do Menino Jesus.

Peçam a ela a ajuda que acharem necessário, ela disse um dia " Não ficarei no céu contemplando a face de Deus, descerei e farei meu bem na Terra quele que me pedir" .

As novenas estão neste tópico, lembrem-se que no dia de hoje, os pensamentos dos devotos estão voltados para a Santa, portanto, como diz o evangelho:

" Pedi e obtereis, buscai e achareis, pois todo aquele que pede recebe e quem procura acha"

Fiquem na Paz
.


AS NOVENAS PARA PEDIDOS E ORAÇÕES ENCONTRAM-SE NESTE TÓPICO
Luiz
Luiz

Mensagens : 3527
Data de inscrição : 30/10/2010
Idade : 66
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

SANTA TEREZINHA DO MENINO JESUS Empty Re: SANTA TEREZINHA DO MENINO JESUS

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos