WEB NA LUZ
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

MENSAGENS DE REFLEXÃO

+13
Ivan Ditscheiner
fox_2001
Zero
Miguel Arcangelo Faccio
estel
Ricardo Guarçoni Martins
Luiz
fadinha
ode marina
EstranhoMundo
sueli
Eternia
Reikiana
17 participantes

Página 5 de 9 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9  Seguinte

Ir para baixo

MENSAGENS DE REFLEXÃO - Página 5 Empty Re: MENSAGENS DE REFLEXÃO

Mensagem  sueli Seg 31 Jan 2011 - 10:17

Tenham um bom dia!


Clarice Lispector


"Já escondi um AMOR com medo de perdê-lo, já perdi um AMOR por escondê-lo.

Já segurei nas mãos de alguém por medo, já tive tanto medo, ao ponto de nem sentir minhas mãos.

Já expulsei pessoas que amava de minha vida, já me arrependi por isso.

Já passei noites chorando até pegar no sono, já fui dormir tão feliz, ao ponto de nem conseguir fechar os olhos.

Já acreditei em amores perfeitos, já descobri que eles não existem.

Já amei pessoas que me decepcionaram, já decepcionei pessoas que me amaram.

Já passei horas na frente do espelho tentando descobrir quem sou, já tive tanta certeza de mim, ao ponto de querer sumir.

Já menti e me arrependi depois, já falei a verdade e também me arrependi.

Já fingi não dar importância às pessoas que amava, para mais tarde chorar quieta em meu canto.

Já sorri chorando lágrimas de tristeza, já chorei de tanto rir.

Já acreditei em pessoas que não valiam a pena, já deixei de acreditar nas que realmente valiam.

Já tive crises de riso quando não podia.

Já quebrei pratos, copos e vasos, de raiva.

Já senti muita falta de alguém, mas nunca lhe disse.

Já gritei quando deveria calar, já calei quando deveria gritar.

Muitas vezes deixei de falar o que penso para agradar uns, outras vezes falei o que não pensava para magoar outros.

Já fingi ser o que não sou para agradar uns, já fingi ser o que não sou para desagradar outros.

Já contei piadas e mais piadas sem graça, apenas para ver um amigo feliz.

Já inventei histórias com final feliz para dar esperança a quem precisava.

Já sonhei demais, ao ponto de confundir com a realidade... Já tive medo do escuro, hoje no escuro "me acho, me agacho, fico ali".

Já cai inúmeras vezes achando que não iria me reerguer, já me reergui inúmeras vezes achando que não cairia mais.

Já liguei para quem não queria apenas para não ligar para quem realmente queria.

Já corri atrás de um carro, por ele levar embora, quem eu amava.

Já chamei pela mamãe no meio da noite fugindo de um pesadelo. Mas ela não apareceu e foi um pesadelo maior ainda.

Já chamei pessoas próximas de "amigo" e descobri que não eram... Algumas pessoas nunca precisei chamar de nada e sempre foram e serão especiais para mim.

Não me dêem fórmulas certas, porque eu não espero acertar sempre.

Não me mostre o que esperam de mim, porque vou seguir meu coração!

Não me façam ser o que não sou, não me convidem a ser igual, porque sinceramente sou diferente!

Não sei amar pela metade, não sei viver de mentiras, não sei voar com os pés no chão.

Sou sempre eu mesma, mas com certeza não serei a mesma pra SEMPRE!

Gosto dos venenos mais lentos, das bebidas mais amargas, das drogas mais poderosas, das idéias mais insanas, dos pensamentos mais complexos, dos sentimentos mais fortes.

Tenho um apetite voraz e os delírios mais loucos.

Você pode até me empurrar de um penhasco q eu vou dizer:

- E daí? EU ADORO VOAR!



Clarice Lispector

http://www.supertextos.com/texto/Clarice_Lispector/9241

sueli

Mensagens : 227
Data de inscrição : 01/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

MENSAGENS DE REFLEXÃO - Página 5 Empty Os Cinco Treinamentos da Plena Consciência

Mensagem  sueli Ter 8 Fev 2011 - 16:41



Os Cinco Treinamentos da Plena Consciência



Primeiro Treinamento
Consciente do sofrimento causado pela destruição da vida, eu me comprometo a cultivar a solidariedade e a aprender maneiras de proteger a vida das pessoas, animais , plantas e minerais. Estou determinado a não matar, a não deixar que outros matem e a não tolerar qualquer ato de matança no mundo, no meu pensamento e no meio modo de vida.

Segundo Treinamento
Consciente do sofrimento causado pela exploração, pela injustiça social, pelo roubo e pela opressão, eu me comprometo a cultivar a bondade amorosa e a aprender maneiras de trabalhar pelo bem estar das pessoas, animais plantas e minerais. Praticarei a generosidade, compartilhando meu tempo, minha energia e meus recursos materiais com aqueles que realmente precisam. Estou determinado a não roubar e a não me apossar de nada que pertença, porventura, a outros. Respeitarei a propriedade alheia , mas impedirei que outros lucrem com o sofrimento humano ou com o sofrimento de outras espécies sobre a terra.

Terceiro Treinamento
Consciente do sofrimento causado pela má conduta sexual, eu me comprometo a cultivar a responsabilidade e a aprender maneiras de proteger a integridade dos indivíduos, dos casais, das famílias e da sociedade. Estou determinado a não me engajar em relações sexuais sem amor e sem compromisso duradouro. Para preservar a minha felicidade e a dos outros, estou determinado a respeitar os meus compromissos e os compromissos dos outros. Farei tudo o que estiver ao meu alcance para proteger as crianças do abuso sexual e para impedir que casais e famílias sejam desfeitos pela má conduta sexual.

Quarto Treinamento
Consciente do sofrimento causado pelas palavras descuidadas e pela incapacidade de ouvir os outros, eu me comprometo a cult ivar a fala amável e a escuta profunda para levar alegria e felicidade aos outros e aliviá-los em seu sofrimento. Estou determinado a falar a verdade, com palavras que inspirem autoconfiança, alegria e esperança. Não divulgarei notícias que não tenham fundamento seguro e nem criticarei ou condenarei aquilo de que não tenha certeza. Evitarei pronunciar palavras que possam causar divisão ou discórdia, que possam desagregar a família ou a comunidade. Estou determinado a fazer todos os esforços possíveis para reconciliar e resolver todos os conflitos, por menores que sejam.

Quinto Treinamento
Consciente do sofrimento causado pelo consumo irresponsável, eu me comprometo a cultivar a boa saúde, tanto física quanto mental, para mim, minha família e minha sociedade, praticando a alimentação, a ingestão de líquidos e o consumo com plena consciência. Somente ingerirei ítens que preservem a paz, o bem estar e a alegria no meu corppo, na minha consciência e no corpo coletivo e na consciência da minha família e da minha sociedade. Estou determinado a não usar álcool, ou qualquer tóxico ou consumir alimentos ou outros ítens que contenham toxinas, como certos programas de TV, revistas, livros, filmes e conversas. Estou consciente de que prejudicar o meu corpo ou minha consciência com esses venenos é trair meus ancestrais, meus pais, minha sociedade e as gerações futuras. Trabalharei para transformar a violência, o medo, a ira e a confusão que existem dentro de mim e na sociedade, mediante uma dieta para mim mesmo e para a sociedade. Entendo que uma dieta apropriada seja crucial para auto-transformação e para a transformação da sociedade.


PS: Solidariedade = Compaixão (ver Nota do Tradutor)



http://samoockah.blogspot.com/2006/11/o-cinco-treinamentos-da-plena.html

sueli

Mensagens : 227
Data de inscrição : 01/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

MENSAGENS DE REFLEXÃO - Página 5 Empty A Ação Correta

Mensagem  sueli Qua 9 Fev 2011 - 14:27

Boa Tarde, Irmãos.


Complementando o texto postado acima ...


A Ação Correta


A Ação Correta
Parcialmente retirado do
livro de Thich Nhat Hanh
"A Essência dos Ensinamentos de Buda"



Ação correta (samyak karmanta) siginifica Ação Correta do corpo. É a prática de entrar em contato com o amor e evitar prejuducar os outros, praticando a não-violência consigo mesmo e com as outras pessoas. A base da Ação Correta é agir sempre com atenção plena.


A Ação Correta está ligada a quatro treinamentos (o primeiro, o segundo, o terceiro e o quinto) dentro os Cinco Treinamentos da Plena Consciência (1).


O Primeiro versa sobre a reverência pela vida: "Consciente do sofrimento causado pela destruição da vida, eu me comprometo a cultivar a solidariedade e a aprender maneiras de proteger a vida das pessoas, animais , plantas e minerais. Estou determinado a não matar, a não deixar que outros matem e a não tolerar qualquer ato de matança no mundo, no meu pensamento e no meio modo de vida".
Nós matamos todos os dias em função da forma pela qual comemos, bebemos e usamos a terra, o ar e a água. Achamos que não matamos, mas não é verdade. A Ação Correta nos ajuda a ter consciência disto, e a contribuir para o fim da matança, salvando vidas.



O Segundo Treinamento da Plena Consciência tem a ver com a generosidade: "Consciente do sofrimento causado pela exploração, pela injustiça social, pelo roubo e pela opressão, eu me comprometo a cultivar a gentileza amorosa e a aprender maneiras de trabalhar pelo bem estar das pessoas, animais plantas e minerais. Praticarei a generosidade, compartilhando meu tempo, minha energia e meus recursos materiais com aqueles que realmente precisam. Estou determinado a não roubar e a não me apossar de nada que pertença, porventura, a outros. Respeitarei a propriedade alheia, mas impedirei que outros lucrem com o sofrimento humano ou com o sofrimento de outras espécies sobre a terra".
Este aprendizado nos ensina a não tocar no que é nosso e a não explorar os outros. Ele tam bém nos incentiva a viver de forma a contribuir para a justiça e o bem-estar sociais. Temos que aprender a viver com simplicidade, enão tentarmos nos apossar de mais do que nos cabe. Quando empreendemos qualquer ato que remova a justiça social, esta é uma Ação Correta.




O Terceiro Treinamento da Plena Consciência lida com a responsabilidade sexual: "Consciente do sofrimento causado pela má conduta sexual, eu me comprometo a cultivar a responsabilidade e a aprender maneiras de proteger a integridade dos indivíduos, dos casais, das famílias e da sociedade. Estou determinado a não me engajar em relações sexuais sem amor e sem compromisso duradouro. Para preservar a minha felicidade e a dos outros, estou determinado a respeitar os meus compromissos e os compromissos dos outros. Farei tudo o que estiver ao meu alcance para proteger as crianças do abuso sexual e para impedir que casais e famílias sejam desfeitos pela má conduta sexual".

A solidão não pode ser aliviada pela junção de dois corpos, a menos que também haja boa comunicação, compreensão e bondade. A Plena Consciência Correta nos ajuda a proteger os outros e a nós mesmos, inclusive as crianças, de um sofrimento maior. O mau comportamento sexual gera enorme sofrimento. Para proteger a integridade das famílias e indivíduos, agiremos sempre de forma responsável e encorajaremos os outros a fazerem o mesmo. Com este aprendizado, protegeremos a nós, os que nos ceram e toda a espécie humana, inclusive as crianças. Quando a Plena Consciência Correta irradia a sua luz em nossa vida cotidiana, conseguimos manter esta prática de forma contínua.

A má conduta sexual já separou inúmeras famílias. Muito sofrimento é gerado por que as pessoas não praticam a responsabilidade sexual. Uma criança vítima de abuso sexual sofrerá por toda a sua vida. Aqueles que passaram por esta experiência podem se tornar bodhisattvas, ajudand o a muitas crianças. Nossa mente amorosa pode transformar a nossa dor, tornando-nos capazes de compartilhar o que aprendemos com os outros. Esta é Ação Correta, que liberta tanto a nós quanto os que nos cercam. Quando tentamos ajudar os que estão ao nosso redor, ajudamos também a nós mesmos.



O Quinto Treinamento da Plena Consciência nos incentiva a comer, beber e consumir conscientemente. Ele está ligado às Quatro Nobres Verdades e a todos os elementos do Nobre Caminho Óctuplo, em especial à Ação Correta: "Consciente do sofrimento causado pelo consumo irresponsável, eu me comprometo a cultivar a boa saúde, tanto física quanto mental, para mim, minha família e minha sociedade, praticando a alimentação, a ingestão de líquidos e o consumo com plena consciência. Somente ingerirei ítens que preservem a paz, o bem estar e a alegria no meu corppo, na minha consciência e no corpo coletivo e na consciência da minha família e da minha socie dade. Estou determinado a não usar álcool, ou qualquer tóxico ou consumir alimentos ou outros ítens que contenham toxinas, como certos programas de TV, revistas, livros, filmes e conversas. Estou consciente de que prejudicar o meu corpo ou minha consciência com esses venenos é trair meus ancestrais, meus pais, minha sociedade e as gerações futuras. Trabalharei para transformar a violência, o medo, a ira e a confusão que existem dentro de mim e na sociedade, mediante uma dieta para mim mesmo e para a sociedade. Entendo que uma dieta apropriada seja crucial para autotransformação e para a transformação da sociedade".
Ação Correta significa fornecer ao corpo e à mente apenas nutrientes sadios e seguros. Ao comer e beber de modo consciente, evitamos tudo o que possa gerar toxinas, bem como álcool ou drogas, tanto em nível individual quanto familiar e social. Vamos consumir sempre com consciência, para que a vida se torne melhor para todos. Praticaremos o cons umo consciente para proteger o nosso corpo e a nossa mente da ingestão de toxinas. Certos programas de televisão, livros, revistas e conversações têm o dom de introduzir a violência, o medo e o desespero em nossas consciências. Precisamos praticar o consumo consciente para proteger o corpo, a mente e também a família e a sociedade.

Quando nos propomos a não beber álcool, estamos nos protegendo, mas também estamos protegendo a família e a sociedade. Uma mulher de Londres me disse: "Venho bebendo dois copos de vinho por dia há mais de vinte anos e isso nunca me fez mal. Por que deveria abandonar esta hábito?". Eu respondi: "" É verdade que dois copos por dia não lhe fazem mal, mas como sabe que isso não prejudica os seus filhos? Você pode não ter o gene do alcoolismo, mas talvez um de seus filhos tenha. Se abandonar o vinho fará um favor não só a si mesma, mas aos seus filhos e à sociedade". Ela compreendeu, e na manhã seguinte recebeu forma lmente os Cinco Treinamentos da Plena Consciência. Esse é o trabalho de um bodhisattva, fazer as coisas não por si mesmo, mas por todas as outras pessoas.

O ministério da Saúde francês aconselha as pessoas a não beber demais. Eles anunciam na televisão: "Um copo não faz mal, mas três copos são um convite para o desastre". Eles querem que as pessoas sejam moderadas ao beber. Mas se o primeiro copo não for bebido, não haverá o terceiro. Evitar o primeiro copo é a melhor proteção que existe, por que você protege a si mesmo e a todos nós ao mesmo tempo. Quando consumimos conscientemente, estamos protegendo nosso corpo e mente, bem o corpo e a mente da família e da sociedade. Sem o Quinto Treinamento da Plena Consciência, como poderemos melhorar a nossa sociedade? Quanto mais consumimos, mais sofreremos e mais faremos os outros sofrerem. O consumo consciente parece ser a única forma de sair desta situação, fazendo cessar a destruição de nossos corpos, nossas mentes, bem como o corpo e a mente sociais.





Observando com profundidade, enxergamos a natureza intercambiável dos Cinco Treinamentos da Plena Consciência e do Nobre Caminho Óctuplo. Usamos a Plena Consciência Correta para verificar se nossa comida, bebida e consumo estão de acordo com a Ação Correta. Também a Compreensão Correta quanto o Pensamento Correto e a Fala Correta precisam estar presentes para que possamos praticar o Quinto Treinamento da Plena Consciência. Os Cinco Treinamentos da Plena Consciência são interpenetrados por todos os elementos do Nobre Caminho Óctuplo, em especial a Ação Correta.


A Ação Correta se baseia na Compreensão Correta, no Pensamento Correto e na Fala Correta e depende do Meio de Vida Correto.
Aqueles que ganham o seu sustento fabricando armas, tirando a oportunidade dos outros viverem, destruindo o meio ambiente, explorando a natureza ou as pessoas, ou fabricando coisas que produzam toxi nas, talvez ganhem muito dinheiro, mas etão praticando o meio de vida errôneo. Temos que estar conscientes para podermos evitar as ações incorretas. Se não tivermos a Compreensão Correta, o Pensamento Correto e não praticarmos a Fala Correta e o Meio de Vida Correta, mesmo se acharmos que estamoscaminhando em direção à paz e à iluminação, nosso esforço pode estar produzindo resultados não desejados.

Um mestre experiente só precisa observar o praticante caminhando ou tocando um sino para saber quanto tempo está na prática do caminho.
O mestre observa a Ação Correta do praticante e vê todas as outras etapas que estão contidas nela. Assim, se observarmos com atenção uma pessoa em relação a uma etapa do caminho, podemos avaliar a sua realização em relação às demais etapas.
Existem muitas coisas que podem ser feitas para se praticar a Ação Correta. Por exemplo, proteger vidas, praticar a generosidade, comportar-se de forma responsá vel e consumir conscientemente.


A base da Ação Correta é a Plena Consciência Correta.


sueli

Mensagens : 227
Data de inscrição : 01/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

MENSAGENS DE REFLEXÃO - Página 5 Empty A Armadilha das Noções

Mensagem  sueli Qua 9 Fev 2011 - 14:31

A Armadilha das Noções



O Buda contou uma parábola interessante em relação às idéias e noções. Um jovem comerciante ao voltar pra casa viu que ela foi atacada e incendiada por bandidos. No que seria o lado de fora da casa destruída, havia um pequeno corpo carbonizado. Ele pensou logo que aquele corpo pertencia a seu filho. Ele não sabia que, na verdade, seu filho estava vivo e nem que, após incendiarem a casa os bandidos levaram-no junto com eles. Naquele estado de confusão o jovem comerciante acreditou que o corpo que ele estava vendo era o de seu filho. Então, ele chorou, bateu no peito e arrancou os cabelos lamentando sua perda – e assim preparou a cerimônia de cremação.

Esse homem amava muito esse filho, era a sua razão de viver. Tanto que, mesmo depois da cremação, ele não conseguia abandonar as suas cinzas nem só por um momento. Mandou fazer uma bolsa de veludo, pôs as cinzas dentro e a carregava dia e noite. Mesmo trabalhando ele não se separava delas. Ma s eis que, uma noite, seu filho conseguiu fugir dos bandidos e voltou para casa reconstruída. Às duas horas da manhã ele bateu na porta muito feliz por estar de volta. O pai acordou e ainda segurando a bolsa com as cinzas perguntou: “Quem está aí?”.

“Sou eu. Seu filho!” Disse o garoto atrás da porta.

“Você, seu teimoso, não é meu filho. Ele morreu três meses atrás. Eu carrego as suas cinzas aqui comigo”.

O garotinho continuou ainda por um tempo a gritar e a bater na porta, mas seu pai continuou se recusando a deixá-lo entrar. O homem estava firmemente agarrado à idéia de que seu filho já estava morto e que esse outro menino era uma pessoa sem coração que veio somente para atormentá-lo. Finalmente, o menino desistiu e foi embora e o pai perdeu o filho para sempre.

O Buda costumava dizer que se você se deixar apanhar por uma idéia e passa a considerá-la como “a verdade”, você perderá a chance de conhecer a verdade. Mesmo se a própria verdade em pessoa vier e bater à sua porta, você se recusará a abrir a sua mente. Portanto, se você estiver comprometido com uma idéia acerca da verdade ou acerca das condiçõs necessárias para a sua felicidade, tome cuidado. O Primeiro Treinamento da Plena Consciência é justamente sobre sermos livres dos pontos de vista:

“Cientes do sofrimento causado pelo fanatismo e pela intolerância, nós estamos determinados a não sermos idólatras e a não nos apegarmos a nenhuma doutrina, teoria ou ideologia, mesmo que seja de origem budista. Os ensinamentos do budismo são um guia para nos ajudar a olhar profundamente a realidade e para desenvolver nossa compreensão e nossa solidariedade, e não uma doutrina em nome da qual devamos combater, matar ou morrer”.

Esta é uma prática que ajuda a nos libertar da tendência a sermos dogmáticos. Nosso mundo sofre já bastante por causa das atitudes dogmáticas. O primeiro treinamento da plena da consciência é importante por que nos ajuda a permanecer pessoas livres. Liberdade é, acima de tudo, liberdade de nossas próprias noções e conceitos.
Ao permanecermos enredados em nossas noções e conceitos, faremos sofrer a nós mesmos e mesmo àqueles a quem amamos.



Postado por Samuel Cavalcante

http://interserblog.blogspot.com/

sueli

Mensagens : 227
Data de inscrição : 01/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

MENSAGENS DE REFLEXÃO - Página 5 Empty Sarah McLachlan - Ordinary Miracle (Tradução)

Mensagem  sueli Qui 10 Fev 2011 - 7:51

Olááááá!!!
Tenham um Bom Dia!



Sarah McLachlan - Ordinary Miracle (Tradução)


sueli

Mensagens : 227
Data de inscrição : 01/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

MENSAGENS DE REFLEXÃO - Página 5 Empty PALAVRAS

Mensagem  sueli Qua 23 Fev 2011 - 10:43

Olá, Turma.
Bom Dia a todos.


PALAVRAS

Você já pensou sobre a força das palavras? Na força negativa e positiva? Sim, afinal, as palavras podem libertar e oprimir, alegrar e entristecer, fazer viver e fazer morrer, aliviar e angustiar, rir e chorar, incentivar e esmorecer, amar e odiar e assim tantas coisas mais.

Estava pensando sobre estas coisas e, coincidentemente, encontrei um texto da escritora Lya Luft. Ela, entre outras coisas, afirma que a palavra faz parte da nossa essência: com ela, nos acercamos do outro, nos entregamos ou nos negamos, apaziguamos, ferimos e matamos. Com a palavra, liquidamos negócios, amores.

Uma palavra confere o nome ao filho que nasce e ao navio que transportará vidas ou armas. “Vá”, “Venha”, “Fique”, “Eu vou”, “Eu não sei”, “Eu quero, mas não posso”, “Eu não sou capaz”, “Sim, eu mereço” - dessa forma, marcamos as nossas escolhas. Viemos ao mundo para dar nomes às coisas: dessa forma nos tornamos senhores delas ou servos de quem as batizar antes de nós.

Palavras podem ofender mais do que a realidade:

Você aquela vez disse que eu...
De jeito nenhum, eu jamais imaginei, nem de longe, dizer uma coisa dessas...
Mas você disse...
Nunca! Tenho certeza absoluta!
Vivemos nesses enganos, nesses desencontros, nesse desperdício de felicidade e afeto.



O MODO DE DIZER

Além do conteúdo das palavras, existe a forma de como elas são ditas. Muitas vezes queremos falaruma coisa, mas a forma ou a nossa expressão acaba nos traindo. Outro dia uma amiga me dizia que a funcionária dela se ofendeu porque pediu a ela que fizesse tal coisa. Fui falar com a funcionária e ela foi muito humilde na resposta: - Não sei porque ela foi tão arrogante ao me pedir uma coisa tão simples. Vou contar uma pequena história, enviada pelo amigo Giovani Ascari, para demonstrar como as palavras e o modo de expressá-las são importantes em nossa vida:

Havia certa vez uma jovem muito bonita que tinha dois pretendentes: um deles era reservado e mais calado e o outro era muito extrovertido e brincalhão. Este último sempre falava das belezas da moça e de quanto ele a queria para todos que encontrava na cidade, de modo que ela se tornara muito conhecida. Por fim, um dia, a jovem se casou. Com quem? Com o jovem reservado que não ficava falando dela para todo mundo.

Na saída da igreja perguntaram ao vaidoso:

- O que aconteceu? Não dizias que ela era tão bonita e formidável...
Ao que o jovem falou:
- O problema é que enquanto eu falava
PARA ela, o outro falava COM ela.

Você percebeu como ocorre o diálogo? Por que as palavras bonitas não bastam? Qual foi o ingrediente que colocou força nas palavras? Qual foi o segredo da boa comunicação, o número de palavras? Com certeza, não! Um dos segredos do saber falar é falar com a vida, com paixão, com os olhos, com os gestos, com o silêncio, com a alma.

Quantas vezes você já escutou pessoas falarem: - É, falou bonito, mas falou sem vida. Ou: - Façam o que eu digo, mas não façam o que eu faço. Infelizmente, esta é a realidade de grande parte das palavras que nós ouvimos diariamente.



O MOMENTO CERTO

Há cerca de 15 anos assistia a um programa de shows musicais quando o apresentador interrompeu o programa para anunciar a morte de uma pessoa daquela cidade. Assim que acabou de noticiar a morte e a missa de corpo presente, falou o seu jargão pessoal: - Mas que beleza!

É importante prestar atenção e ter “presença de espírito” para sabermos falar a palavra certa no momento certo e do modo certo. Muitos casais falam besteiras em momentos de raiva e acabam dificultando ainda mais o relacionamento.

Há ainda outra situação: quando a palavra mais forte é o silêncio. Quantas vezes falamos demais, falamos besteiras, falamos o que não sabemos, falamos para a pessoa errada, no momento errado e da forma errada. Com absoluta certeza, escutar e silenciar são artes que precisamos aprender e exercitar.

No entanto, nem sempre podemos silenciar. Existem momentos em que a nossa palavra é importante. Uma amiga certa vez me confidenciou que sentia uma grande necessidade de falar com o marido, pois havia se ofendido por uma atitude dele. Ficou acordada até às 5 horas da manhã, quando conseguiu ter a coragem para acordar o marido e abrir seu coração. Depois de uma conversa de uma hora, estava na hora de levantar para ir ao trabalho, mas o coração estava aliviado.

Vou citar outro exemplo, já bastante conhecido, do casal de idosos. Durante 35 anos o marido dormiu do lado esquerdo da cama e a esposa do lado direito. Certo dia os dois estavam conversando e a esposa falou: - Nestes 35 anos em que estamos dormindo juntos, preferiria ter dormido do outro lado da cama. O marido respondeu: - Engraçado, eu também prefiro dormir do outro lado. Por que não conversamos isso antes?



AS PALAVRAS NO RELACIONAMENTO

Quando duas pessoas se amam, qualquer mínimo detalhe é importante para o outro. No amor, as coisas mais simples são as mais importantes, e uma das coisas mais sim-ples é a amizade. Amar significa ser amigos íntimos. Um namoro ou casamento sem amizade não é namoro ou casamento. É uma convivência entre dois seres estranhos para ir administrando a vida.

Maria Helena Matarazzo, escritora, afirma que conversar gostoso sobre as coisas do dia-a-dia é fundamental no relacionamento. Falar sobre o que você fez hoje, o telefonema da sua mãe, a política, o trabalho, os acontecimentos diários faz parte de um bom relacionamento.

Também é bom conversar com o companheiro sobre aquilo que a gente não fala para mais ninguém: nossos ataques de fúria, nossos medos. Isso permite que cada um vá descobrindo o outro e se descobrindo. Nesse momento, o mais importante não são as coisas práticas, mas o que sentimos ou vivenciamos. São essas trocas que aprofundam o amor.



PARA REFLETIR

1. Quais são as palavras que mais saem da sua boca? São palavras de amor, de irritação, palavras ditas só por falar, palavras que apoiaram, ridicularizaram...
2. Como você transmite as palavras? Com humildade ou com arrogância?
3. Por que as palavras são importantes para o relacionamento?

http://www.pime.org.br/missaojovem/mjeducpoder.htm


sueli

Mensagens : 227
Data de inscrição : 01/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

MENSAGENS DE REFLEXÃO - Página 5 Empty As Palavras Têm Poder

Mensagem  sueli Qua 23 Fev 2011 - 10:47

Talvez voces já tenham lido o texto que vou postar, eu não conhecia, desculpem se for em duplicidade com algum outro já postado aqui.
Abraços.



As Palavras Têm Poder



A linguagem dirige nossos pensamentos para direções especificas e, de alguma forma, ela nos ajuda a criar a nossa realidade, potencializando ou limitando as nossas possibilidades. A habilidade de usar a linguagem com precisão é essencial para uma boa comunicação.


1) CUIDADO COM A PALAVRA NÃO. A Frase que contém NÃO, para ser compreendida, traz à mente o que está junto com ela. O NÃO existe apenas na linguagem e não na experiência. Por exemplo: pense em "NÃO"... Não vem nada à mente. Agora, vou lhe pedir não pense na cor vermelha... Eu pedi para você NÃO pensar na cor vermelha e você provavelmente pensou.
Procure falar no positivo, diga o que você quer e não o que você não quer, por exemplo, uma pessoa diz a outra, "Não mexa no meu computador", ele deveria dizer algo como ..."No meu computador só quem mexe sou eu", ou "Você esta proibido de mexer em meu computador".

2) CUIDADO COM A PALAVRA MAS, QUE NEGA TUDO QUE VEM ANTES. Por exemplo: "O Pedro é um rapaz inteligente, esforçado, MAS...".
Substitua o MAS por E, quando indicado.

3) CUIDADO COM A PALAVRA TENTAR, QUE PRESSUPÕE A POSSIBILIDADE DE FALHA. Por exemplo: "Vou tentar encontrar com você amanhã às 8 horas". Em outras palavras: Tenho grande chance de não ir, pois vou "tentar". Evite TENTAR, FAÇA.

4) CUIDADO COM NÃO POSSO OU NÃO CONSIGO, que dão idéia de incapacidade pessoal. Use NÃO QUERO, NÃO PODIA ou NÃO CONSEGUIA, que pressupõe que vai conseguir, que vai poder.

5) CUIDADO COM AS PALAVRAS DEVO, TENHO QUE OU PRECISO, que pressupõem que algo externo controla a sua vida. Em vez delas use QUERO, DECIDO, VOU.

6) Fale dos problemas ou das descrições negativas de si mesmo, utilizando o verbo no passado. Isto libera o presente. Por exemplo, "Eu tinha dificuldade em fazer isto..."

7) Fale das mudanças desejadas para o futuro utilizando o tempo presente do verbo. Por exemplo: em vez de dizer "Vou conseguir", diga "Estou conseguindo".

Cool Substitua o SE por QUANDO. Por exemplo: em vez de falar "Se eu conseguir ganhar dinheiro vou viajar", fale "Quando eu conseguir ganhar dinheiro vou viajar".

9) Substitua ESPERO por SEI. Por exemplo: em vez de falar "Eu espero aprender isso", diga "Eu sei que vou aprender isso". ESPERAR suscita dúvidas e enfraquece a linguagem.

10) Substitua o CONDICIONAL pelo PRESENTE. Por exemplo: Ao invés de dizer "Eu gostaria de agradecer à presença de vocês", diga "Eu agradeço a presença de vocês". O verbo no presente fica mais forte e concreto.

Falar corretamente é muito importante. O que nos diferencia dos animais é o som ordenado que transmite a sabedoria e o conhecimento e a capacidade de comunicação com Deus e seus Anjos. Quando estamos evoluindo neste ser humano que deve se tornar um Deus em Glória e Poder, precisamos ter em mente que aprender a falar corretamente, positivamente, claramente, sem gírias ou palavrões é um caminho para o controle de nossas faculdades, utilizando assim, um pouco daquela capacidade que desprezamos ao utilizarmos um décimo de nosso Poder divino...








As Três Peneiras
Um rapaz procurou Sócrates e disse que precisava contar-lhe algo.

Sócrates ergueu os olhos do livro que lia e perguntou:

- O que você vai me contar já passou pelas três peneiras?

- Três peneiras?

- Sim. A primeira peneira é a Verdade. O que você quer contar dos outros é um fato? Caso tenha ouvido contar, a coisa deve morrer por aí mesmo.

Suponhamos então que seja verdade. Deve então passar pela segunda peneira: a Bondade.

O que você vai contar é coisa boa? Ajuda a construir ou destruir o caminho, a fama do próximo? Se o que você quer contar é verdade e é coisa boa, deverá passar ainda pela terceira peneira: Necessidade.

Convém contar? Resolve alguma coisa? Ajuda a comunidade? Pode melhorar o planeta?

E, arremata Sócrates: - Se passar pelas três peneiras, conte! Tanto eu, você e seu irmão nos beneficiaremos.

Caso contrário, esqueça e enterre tudo.

Será uma fofoca a menos para envenenar o ambiente e levar discórdia entre irmãos, colegas de planeta.

Devemos ser sempre a estação terminal de qualquer comentário infeliz.



PESSOAS INTELIGENTES FALAM SOBRE IDÉIAS !


PESSOAS COMUNS FALAM SOBRE COISAS !


PESSOAS MEDIOCRES FALAM SOBRE PESSOAS !











Imortalidade Manifestada



Pela lei do livre arbítrio, cada homem é autoridade em seu próprio mundo, e tem o direito de determinar aquilo que ele irá admitir na esfera de sua consciência. Sabemos que o pensamento e sentimento do eu inferior tanto quanto o pensamento e sentimento do mundo são os inimigos mortais da Imagem do Eu Real, do Eu Superior. O homem deve manter-se em vigília, pronto a qualquer momento para soar o alarme e invocar as forças celestiais para defender a cidade de sua consciência, a cidade quadrangular.
Ignorante do decreto divino que o tornou árbitro de seu próprio destino, o homem com freqüência, permite que o pensamento e sentimento das massas venha obstruir a porta de seu melhor lado.
Contemplando sua vida como um produto do destino ou como o capricho de um Deus injusto, ao invés de compreender que isso é o produto de seus próprios pensamentos, palavras e ações. O homem falha em exercitar sua oportunidade de polarizar a energia do Bom Deus no seu microcosmo. Ao invés disso ele espera que as coisas "aconteçam" em sua vida como um espectador, olhando o mundo passar. Ele permite a si mesmo reafirmar a imagem sintética, que nega a expressão do homem Real, criado à imagem e semelhança de Deus na luz e com potencial ilimitado.
O verdadeiro convênio da Lei, a aliança que Deus fez com o homem, estabelece entre Deus e o homem o verdadeiro princípio que torna possível a interação entre o microcosmo e o macrocosmo, assegura ao homem a total proteção da lei cósmica se ele obedecer os mandamentos e manter a si mesmo separado do mundo "James 1.27"
Desobedecer, principalmente o 1º e o 2º mandamento rompe a aliança entre Deus e o homem, impedindo o fluir livre da energia de retidão entre o Criador e a criatura, entre o oceano e a gota.
Da mesma forma que Gedeão atirou fora o altar de Baal, Judas 6-25 a 28, assim o homem deve rasgar os véus da imagem sintética, e de uma vez por todas, o ídolo que ele colocou sobre o altar do ser, pode ser mostrado pelo que ele é e depois quebrado.
Através de absoluta devoção ao Deus vivo o homem deve determinar-se a alegremente manifestar sua própria imortalidade, estar em paz, ser pureza em ação e atingir o Grande Sonho Cósmico de Deus, o qual o Eu Real nunca irá impedir.
Em pensamento, palavra e ação o homem deve determinar-se a manter sua sagrada aliança com Deus, permitindo somente as impressões da imagem Real passarem através do portão da sua consciência.
Tudo o mais é idolatria. Mas devoção e determinação são apenas os primeiros passos. O homem precisa ter conhecimento e a espada. Mas o homem deveria procurar atingir um estágio de perfeição em um mundo imperfeito?
Através da fervente invocação ao espírito de Realidade, a imagem Real de Deus pode ser trazida aqui para baixo vinda do reservatór io do macrocosmo para dentro da piscina do microcosmo. Permitindo as energias destes dois mundos fluírem livremente, sobre o padrão da figura 8, o homem perceberá uma inigualável transfiguração acontecer.
Quando as energias do microcosmo entram no macrocosmo elas assumem as qualidades do Eu Real. Estas energias, purificadas então, retornam para o microcosmo, através da figura 8, para restabelecer no mundo da forma, a identidade original do homem. A qual era sua "no começo". Este é o ritual de se "pôr fora o velho homem e colocar no lugar o novo". Putting off the old man and putting on the new . " Renovado no conhecimento depois da imagem DELE isso o criou." Gal.3. 9,10.
Jesus ensinou essa lei aos seus discípulos e como fazer isso funcionar, através do poder da palavra falada e do nome de Deus Eu Sou. Ele deu-lhes as afirmações transfiguradoras, as quais todos podem usar para magnetizar o amor da Grande Fonte de Vida que destranca o vivo potencial d a alma.


AFIRMAÇÕES TRANSFIGURADORAS DE JESUS CRISTO


EU SOU O QUE EU SOU
EU SOU a Porta Aberta que nenhum homem pode fechar
EU SOU a Luz que ilumina todo homem que vem ao mundo
EU SOU o Caminho
EU SOU a Verdade
EU SOU a Vida
EU SOU a Ressurreição
EU SOU a Ascensão na Luz
EU SOU a satisfação de todas as minhas necessidades e carências
EU SOU a abundância derramada sobre toda a Vida
EU SOU a Visão e Audição perfeitas
EU SOU a manifesta Perfeição do ser
EU SOU a ilimitável Luz de Deus manifestada por toda parte
EU SOU a Luz do Santo dos Santos
EU SOU um Filho de Deus
EU SOU a Luz na sagrada montanha de Deus


Quando o homem pronuncia o nome de Deus nesta forma de afirmação do seu verdadeiro Ser, ele está tomando conhecimento no microcosmo, do potencial macrocósmico da sua Imagem Real.
Ele está demonstrando o princípio da coexistência cósmica - do Espírito de Deus habitando na alma do homem. Ele está provando o fato de que exatamente ali onde ele esta, exatamente onde ele tem auto consciência, ali Deus pode ser experimentado.
O nome de Deus libera o poder do macrocosmo, onde quer que seja falado no microcosmo, e o homem torna-se mais semelhante à Deus quando ele diz: Onde Eu Sou, lá Deus é e onde Deus é, lá Eu Sou.
O que está dentro deste nome?
Tudo!
O nome de Deus contém a luz do ser do homem através da qual o microcosmo recebe o macrocosmo e "a alma magnífica o Senhor" Lucas 1,46
Cada vez que o homem pronuncia o nome Eu Sou, ele esta oferecendo suas energias ao Eu Real e torna-se progressivamente mais Real, pois a lei dos ciclos afirma que ele irá receber em retorno mais do que ele enviou. "Atire seu pão sobre as águas, irás encontrá-lo após vários dias. Eclesiástico 11.1
O potencial criativo da energia que desce do macrocosmo para o uso do homem no microcosmo, aumenta quando as energias as quais ascenderam do microcosmo, são purificadas.
"E todo homem que tem esperança Nele, purifica a si mesmo, assim como Ele é puro" João 3.3
Pouco a pouco, diz o apóstolo, o Cristo vai sendo formado no homem, pouco a pouco, a Imagem sintética é substituída pela imagem Real. "Preceito sobre preceito, linha sobre linha" Isaías 28.10 , o homem acorda do sonho da mortalidade para a consciência viva da sua identidade imortal, como o filho de Deus. E as marés de ilusão que avançam contra a sua espiritualidade são revertidas em seu curso.



COMUNICAÇÃO ETÉRICA

Só o Éter é Eterno !

A comunicação etérica é uma realidade cada vez mais conhecida e utilizada por pessoas esclarecidas e de boa vontade.

É através da comunicação etérica que conseguimos participar da vida no universo interagindo com seres da mais alta vibração e energia.



Quem são os seres etéricos ?

Os seres etéricos vivem no plano etérico ou plano do Fogo etérico, um fogo de uma vibração tão alta que não pode ser visto a olho nu, a única maneira de vê-lo, é através do seu olho etérico, mais conhecido como terceira visão ou chakra da terceira visão, localizado acima do nariz, entre as sobrancelhas.

Os seres etéricos são os seres que vivem em completa harmonia e unificados com Deus. Deus é o fogo etérico em ação. Estes seres podem já ter encarnado ou não. Por exemplo: os Anjos, os Gnomos, as Salamandras, as Sílfides, as Ondinas, são seres etéricos e raramente encarnam. Jesus, a Virgem Maria, Saint Germain, El Morya, São José, São Francisco de Assis, Gautama Buda são exemplos de seres etéricos que um dia foram encarnados e hoje vivem no plano etérico servindo a vontade Divina e completamente compromissados com a verdade.

Os seres terrestres que atingem a vontade de Deus e conseguem consumir todo o seu carma negativo, ao morrerem, passam deste plano para o plano etérico, onde passam a apoiar a evolução da terra e de seus habitantes ainda não evoluídos.

Os seres terrestres que ainda não expressaram a vontade Divina, quando morrem passam a ocupar o plano astral, um plano ainda não evoluído. O plano astral, é um plano de vibração mais baixa, quase física, onde existem 33 níveis de vibração. Os seres que lá estão ainda deverão encarnar para poderem evoluir na luz etérica, por esta razão não estão preparados para nos servir.

As nossas comunicações devem ser dirigidas para os seres etéricos, e não para os seres astrais. Se estamos preocupados em ajudar os seres astrais, devemos pedir para que os seres etéricos os ajudem, levando-os para planos mais elevados, dando-lhes uma nova oportunidade para encarnar novamente na terra.






- Até quando rezar ? Até saber que suas preces foram ou não atendidas ! Até obter a resposta !

- Quem esta rezando o oposto da minha oração ? Existe uma força contraria ? Quanto mais soubermos, quanto melhor for a nossa visão da situação e da realidade, melhor será a nossa invocação aos Mestres.





Energia tem peso e tamanho ! Dois corpos não podem ocupar o mesmo espaço !

Dois seres não podem dominar a mesma coisa ao mesmo tempo, a não ser que estejam em comunhão, por isto, devemos sempre pensar se o que vamos pedir a Deus, não esta indo de encontro ao livre arbítrio de outro filho da Luz. As vezes, as pessoas perdem uma vida toda em orações contrarias umas às outras.

- Meditação é a Sabedoria Divina em ação ! Busque sempre a orientação dos Mestres Ascensos para saber encontrar o caminho certo para suas invocações saírem perfeitas e atingirem seus objetivos com o menor esforço possível, não desperdiçando nem energia nem tempo.




A Vontade Divina/ A razão. Submeta todos os seus pedidos à vontade de Deus

LORD, WORD, WORK, SWORD, WORLD

Veja a semelhança destas palavras, Lord / Word / Work / Sword / World. Não é por nada que estas palavras são tão semelhantes.

Lord - Deus


Word - Palavra



Work - Trabalho


Sword - Espada


World - Mundo.



Deus fala a palavra que tem o poder de construir ou destruir o mundo.

Nós somos filhos de Deus, e na qualidade de Deus filhos, ( Lord ), somos como ele capazes de falar a palavra, ( Word ), que tem o poder de movimentar as energias, (Work ), do planeta terra (World). A palavra (Sword) indica o poder da palavra para proteger e para atacar, para construir e para destruir.O "S" de SWORD significa "SACRET"; SWORD "Secreta Palavra".



Procure a palavra. A tenha como sua espada.


Faça dela seu Cajado e se apoie nele ao longo do Caminho.


Pois você vai precisar até o Final.


http://www.sintoniasaintgermain.com.br/palavra.htm




sueli

Mensagens : 227
Data de inscrição : 01/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

MENSAGENS DE REFLEXÃO - Página 5 Empty "Significados do Amor" Chico Xavier

Mensagem  sueli Ter 1 Mar 2011 - 7:55

Bom Dia a Todos.

"Significados do Amor" Chico Xavier

sueli

Mensagens : 227
Data de inscrição : 01/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

MENSAGENS DE REFLEXÃO - Página 5 Empty Re: MENSAGENS DE REFLEXÃO

Mensagem  Luiz Qui 3 Mar 2011 - 15:29

RECEBI ISTO DE UMA AMIGA DE PORTUGAL ESCRITO POR UM PSICOTERAPEUTA PORTUGUÊS.
INTERESSANTE:


A IMPORTÂNCI​A DO AUTO-PERDÃ​O

A importância do auto perdão

Este é um assunto muito importante e que certamente se encaixa na vida de qualquer pessoa. Frequentemente citado por muitos, mas é explicado de forma superficial, e por isso a maioria das pessoas não compreende a sua importância.
É certo que todos nós já cometemos erros no passado, e mais certo ainda que cometeremos vários outros até o final das nossas vidas. E é bastante comum depois de cada erro cometido surgirem sentimentos de raiva, culpa e arrependimento. Não bastasse o prejuízo causado pelo erro cometido, a nossa mente começa a criar uma negatividade adicional remoendo esses erros em diálogos mentais, carregados de emoções que nos causam sofrimento.
É normal a mente produzir este tipo de pensamentos: “Eu fui muito burro"! "Como é que pude permitir isto"? "Como é que posso cometer o mesmo erro várias vezes"? "Se arrependimento matasse"... "Se eu pudesse voltar atrás"... "Nunca mais aprendo". "Eu mereço mesmo isto"!.
Quem nunca teve estes diálogos mentais? - nessa linguagem tão particular onde o "ego" revela culpa, raiva, arrependimento, tristeza, mágoa de si mesmo e necessidade de autopunição.

Todos estes sentimentos surgem como forma de nos fazer aprender algo, para que não repitamos o mesmo erro. Através do sofrimento algumas pessoas aprendem importantes lições. No entanto, é importante entender que não é preciso sofrer para aprender. O ego é mestre em criar sofrimento e justificá-lo para que se acredite que é realmente necessário carregar tudo aquilo. O importante, na verdade, é reconhecer o erro, aprender com ele, mas...seguir em frente. Assim o sentimento negativo torna-se desnecessário pois o único objectivo da dor causada é trazer aprendizagem. Por isso o ideal seria que aprendêssemos rapidamente, e que ao mesmo tempo, soltássemos todos esses sentimentos negativos. Uma frase que poderia resumir esse padrão mental seria:
"Sempre que cometo um erro, eu aprendo, perdôo, e sigo em frente"

No entanto o padrão mental que a mente carrega, é como se dissesse:
“Sempre que eu erro, eu fico com muita raiva, com culpa, sinto arrependimento, sofro...e assim, quem sabe, deixo de ser tão estúpido e começo a fazer algo que preste.” !
A mente é um juiz muito severo e por isso se nos dermos atenção, essa energia passa...se optarmos por atitudes negativas ou não.
O pior, é que existem pessoas que carregam esses pensamentos e sentimentos durante uma vida inteira.
A raiva e a culpa aparecem como uma forma inicial de autopunição e essas emoções negativas tem vida própria! Desejam sobreviver, alimentando-se disso. Assim sendo vão criar novas situações para que haja mais raiva ainda dentro de nós.

A culpa vai criar situações para que se sinta mais culpado e tudo acontece de forma subtil e silenciosa tal como a mente(ego) nos habituou, quase que mecanicamente; lá vai ela...influenciando pensamentos, ações, dando continuidade aos estragos que continuam a existir nas nossas vidas. E a cada nova situação que surge, a emoção negativa, continua a convencer-nos que ela está certa, em criar aquele diálogo mental severo, pois assim seremos mais subjugados ainda.
E como se retracta essa auto punição inconsciente? Normalmente surge pelas atitudes negativas: perda de oportunidades, preguiça e falta de coragem para fazer coisas que poderiam melhorar a vida, sentimentos de não merecimento, vontade de comer em excesso prejudicando a própria saude - ou também deixar de comer - escolhas erradas nos relacionamentos e na vida profissional e etc...
Dessa forma, o sofrimento que na teoria surgiu para que aprendessemos e assim, cometessemos menos erros, acaba por vezes a que as pessoas se punam ainda mais.
Entender estes mecanismos podem fazer como que soltemos a negatividade e nos perdoemos mais facilmente, pois agora é possível compreender as razões egóicas inconscientes e sem fundamento que estávamos a apegar-nos, ou seja aos sentimentos negativos.


Os pontos principais são os seguintes.

1) O sofrimento causado pelos erros servem apenas para gerar aprendizagem. Por isso, reconhecendo-se o erro rapidamente, solta-se a negatividade mais rapidamente. O ideal será aprender sem precisar sofrer
2) O ego e as emoções negativas convence-nos a todo custo, para n os mantermos em sofrimento; pois cada emoção deseja sobreviver e alimentar-se disso. E faz de tudo para alcançar o que deseja.
3) Ao Carregar esse sofrimento, tende-se para a autopunição, e isso trará mais dor ainda - quer para a sua vida, como para a vida de outras pessoas.
Resumindo, não há qualquer vantagem em não se perdoar... pelo contrário, mais sofrimento será gerado.


Artigo de: A. Lima (psicoterapeuta)
Luiz
Luiz

Mensagens : 3527
Data de inscrição : 30/10/2010
Idade : 66
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

MENSAGENS DE REFLEXÃO - Página 5 Empty Re: MENSAGENS DE REFLEXÃO

Mensagem  Convidad Qui 10 Mar 2011 - 14:39

Caminhos do Yoga


Devoto: Quais são os diferentes caminhos do Yoga? Por que existem tantos caminhos diferentes?

Gurudev : A meta da vida humana á a auto-realização. Ação, emoção e inteligência são os três cavalos que estão ligados à este corpo-carruagem. Eles devem trabalhar em perfeita harmonia. Somente então a carruagem correrá suavemente. Deve haver um desenvolvimento integral. Yoga deve educar e desenvolver o ser-humano por completo – seu coração, inteligência e mãos. Somente então ele terá desenvolvimento integral.

Existem três defeitos na mente: mala ou impureza, vikshepa ou dispersão da mente e avarana ou véu da ignorância. As impurezas devem ser removidas através da prática do Karma Yoga, o trabalho voluntário sem fins egoístas. O dispersar da mente deve ser removido por upasana (adoração), japa (repetição dos nomes do Senhor) e devoção. O véu da ignorância deve ser rasgado pela prática do Jnana Yoga, isto é, o estudo da literatura vedântica, o questionar, auto-análise, serviço ao preceptor ou professor espiritual (Guru) e meditação profunda. Somente então a auto-realização é possível.

Sentir o mesmo Ser em tudo é Jnana Yoga. Amar o Ser em tudo e todos é Bhakti Yoga. Servir o Ser em tudo é Karma Yoga. Karma Yoga é recomendado para pessoas de temperamento ativo. Bhakti Yoga para pessoas de temperamento devocional, Raja Yoga para pessoas de temperamento místico e Jnana Yoga para pessoas de temperamento racional e filosófico.

Obtenha a ajuda de Karma, Bhakti, Yoga e Vedanta para atingir a meta final da vida. Yoga da Síntese é a mais recomendada para esta Era. A perfeição em todos os níveis deve ser sua meta.
Todos devem escolher um dos caminhos como o Yoga base. Deve-se então combinar com Nishkama Karma Yoga, Hatha Yoga, Raja Yoga, Bhakti Yoga, etc. Praticar um pouco de Hatha Yoga (posturas e exercícios respiratórios) irá manter uma boa saúde. Raja Yoga tornará sua mente estável. Sankirtan irá relaxar sua mente e inspirar-lhe. Upasana e Karma Yoga irá purificar seu coração, e prepará-lo para prática do Vedanta.

Swamiji : Qualquer coisa que te liberte da angústia e te conceda real bem-aventurança é Yoga. Logo, existem várias práticas, mas essencialmente, Yoga é uma. Para atender aos diferentes temperamentos e aptidões, diferentes capacidades e tendências, os antigos sábios prescreveram diferentes Caminhos. Estes caminhos não são antagônicos uns com os outros. Todos os caminhos trabalham o mesmo processo.
Existe uma expressão de quatro dobras da mente:
(a) Como emoção ou amor;
(b) Como atividade ou dinamismo;
(c) Como poder de raciocínio e poder de racionalizar;
(d) Como reflexão ou contemplatividade;

Todos os quatro aspectos têm de ser disciplinados e treinados para serem introvertidos, para que todos seus recursos sejam completamente canalizados e direcionados para Deus.
Yoga tenta atingir aquela Experiência através de vários caminhos:

1. Através de Bhakti Yoga, o que é, através do caminho emocional do seu ser – sua devoção, sentimento, emoção, oração, fé e adoração.

2. Através do Karma Yoga , ou Yoga da Ação, dedicando todas suas atividades diárias para Deus.

3 – Através do Raja Yoga ou Dhyana Yoga, pela reta-ação da mente, tornando-a introvertida, controlando e superando sua natureza descansada e tornando-a estável, concentrando-a e meditando para perfurar o véu da ignorância e atingindo a iluminação.

4. Através da parte intelectual do seu Ser em Jnana Marga ou Vichara Marga – através de questionamento (vichara), discernimento (viveka), reflexão, análise e investigação.

Todos estes quatro Caminhos podem ser combinados em um único processo espiritual, por que o objetivo final de todos é o mesmo. Faça uso de todas as faculdades da sua personalidade humana e direcione-as para atingir o Conhecimento da Realidade (Brahma-jnana). Os quatro caminhos devem mutuamente ajudar um ao outro para que cada função seja regulada e posicionada em seu devido contexto quando necessário. A harmonia deve estar lá, entre o intelecto e a emoção, razão e sentimento.
Fonte : SivanandaBrasil
http://caminhodomeio.wordpress.com/2008/07/08/caminhos-do-yoga
/

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

MENSAGENS DE REFLEXÃO - Página 5 Empty “Vinte e Três Pássaros”: Uma Lição de Vida.

Mensagem  sueli Seg 14 Mar 2011 - 8:23


Bom Dia Gente Amiga!!!!
Li esse texto que irei postar na internet e achei lindo.
É uma lição a todos nós.
Tenham um lindo dia!



“Vinte e Três Pássaros”: Uma Lição de Vida. (Marco Flores). fevereiro 12th, 2010 at 6:03 pm (Histórias Reais da Vida)




“Citarei a verdade onde a encontrar”. (Richard Bach).



“Passamos por tantos estágios quando estamos aqui. Largamos um corpo de bebê, passamos para o da criança, daí para o adulto, até envelhecermos. Por que não dar mais um passo, abandonando o corpo adulto e seguindo num plano espiritual? É tudo crescimento e aprendizado… Nosso corpo é apenas um veículo enquanto estamos aqui. A alma e o espírito é que duram para sempre”. - Brian Weiss. [Cf. 'Muitas Vidas, Muitos Mestres' , p. 121. Salamandra].







Costumo fazer minha atividade física logo pela manhã e normalmente saio de casa às 5:40 horas e faço pelo menos hora e meia de caminhada. Meu trajeto é variado, mas costumo passar no Campo de São Bento, bem no coração de Icaraí, pois o Campo é lindo e muito arborizado, tem lago com chafariz, alguns animais e muitos pássaros…

Procuro ser muito observador e percebi que toda vez que ali passava lá estava um homem sentado sempre no mesmo banco, e parecia apenas desfrutar do prazer do amanhecer naquele lugar magnífico enquanto eu passava caminhando.

Neste último feriado de outubro [2005], fui caminhar um pouco mais cedo; queria aproveitar bem o dia e quando foi por volta das 6:00 horas já havia cumprido a minha rotina e resolvi sentar-me no banco onde o tal homem costumava sentar; como não havia ninguém, deitei no banco e lá fiquei; passados uns poucos minutos alguém pediu licença para sentar no banco comigo.

Pedi desculpas por estar ocupando todo o banco e quando estava levantando percebi que era o tal homem portando uma bengala, que se dirigia a mim e assim que me sentei, aquele homem pediu-me desculpas já que havia tantos outros bancos disponíveis no Campo, mas aquela manhã era muito especial e ele deveria sentar-se somente ali.

Assim que o dia foi amanhecendo, aquele homem não se conteve em suas emoções e durante vinte minutos chorou copiosamente ao meu lado; preocupado com a situação coloquei-me à disposição para ajudá-lo, e ele então narrou sua história…

Seu nome era Leandro e residia com seus pais em Niterói há oito anos; e vieram morar em Icaraí devido à facilidade em acompanhar seu tratamento, pois quando tinha 21 anos, uma doença rara atacou sua retina e em pouco mais de quatro meses estava completamente cego das duas vistas…

Falou do desespero que ele e os pais passaram no início do processo de adaptação, da incompreensão, discriminação e principalmente do sofrimento pelo qual passou. Revelou que um ano e meio após ter ficado cego, tentou se matar tomando doses excessivas de tranqüilizantes e, por isso, ficou internado mais de duas semanas para se recuperar.

No entanto, foi no Campo de São Bento que encontrou a paz que precisava para continuar encarando a vida e contou que sentia enorme paz por estar ali naquele banco, perto do lago. E foi naquele momento da conversa que fomos abordados por uma freira que demonstrou conhecer o Leandro já de algum tempo.

Logo após se abraçarem, Leandro me apresentou àquela freira que se chamava Irmã Dilma, e disse que era uma das pessoas mais importantes de sua vida. Ela trabalhava em orfanatos há mais de 25 anos e assim que começou essa obra de caridade e carinho, cuidou especialmente de uma menina, órfã de pai e mãe, que se chamava Vitória.

A menina passou sua infância e adolescência no orfanato, sempre sob os olhos cuidadosos de Irmã Dilma, até que incentivada por sua protetora, resolveu aos dezenove anos fazer Odontologia, pois o seu sonho era ser dentista, e assim o fez. Aos 24 anos , Vitória estava formada pela UFRJ - [Universidade Federal do Rio de Janeiro].

E Vitória passou a exercer sua profissão em uma clínica dentária no Centro do Rio; há poucas semanas atrás, após mais um dia de trabalho, Vitória como de costume passava em uma padaria próxima do orfanato, para levar o pão doce que a Irmã Dilma adorava comer à noite, quando um ônibus perdeu o controle e invadiu a padaria. Na colisão morreram duas pessoas instantaneamente, uma delas era Vitória…

Irmã Dilma, após se recompor do acontecido, não hesitou em doar todos os órgãos, pois sabia que uma pessoa tão especial como Vitória, seria capaz de levar uma nova vida a quem pudesse ser compatível com seus órgãos…

E foi exatamente neste momento que Leandro e Irmã Dilma se conheceram, e Vitória fôra a doadora das retinas para Leandro. Naquela manhã, desde a cirurgia ocorrida 11 dias antes, era a primeira vez que Leandro voltava a enxergar. E assim que terminou de abraçar a Irmã Dilma, ele nos falou:



- “São vinte e três pássaros. Todas as manhãs eu sentava neste mesmo banco e somente tinha a companhia de vários pássaros que pareciam cantar para mim, e hoje assim que acordei e pude tirar as ataduras dos meus olhos não quis olhar nada sem antes vir primeiro para cá”.

“Vim de olhos fechados, óculos escuros e bengala. Só aqui abri os olhos e contei vinte e três pássaros ainda dormindo na árvore em frente ao banco, e estavam como que orando ajoelhados durante a noite; agora, despertados do sono, começaram a cantar exatamente como acontecia durante todas as manhãs destes últimos oito anos”…



“Os anjos mantêm seus antigos lugares /Nada rolam exceto um seixo, e iniciam um vôo! /Sois vós, vossas faces alheadas /Que não percebeis esse acontecimento cheio de esplendor!” - Francis Thompson. [Cf. ‘Milagres Inesperados’, p.193. David Richo. Pensamento].



E ao sair daquele encontro casual, mas de profundo sentimento, agradeci mais uma vez a Deus por ensinar-me valores na vida que só os anos seguintes me revelariam e fariam compreender que diante das situações mais difíceis de nossas vidas, há sempre alguém intercedendo por nós.

Entendi que ninguém pode livrar os homens da dor, mas será bendito quem nele fizer renascer a coragem para suportá-la, pois as lágrimas são o sangue da alma, além de nos ensinar a verdade, já que o heroísmo verdadeiro consiste em persistir por mais um momento, mesmo que pareça tudo perdido, pois muitas vezes a diferença entre o fracasso e o sucesso pode estar realmente apenas numa única tentativa a mais… ([Marco Flores).






[Extraído de jornalbr.peças. dez. 2005].
[Postado em 12.02.2010, pelo ‘Portal de Anjos’].
http://portaldeanjos.blogspot.com/




“Deus não abandona a obra de Suas Mãos”. Seus anjos acompanham e cuidam de todos os seres…

Luz, Saúde e Paz! –






http://www.magisterlux.com/2010/vinte-e-tres-passaros-uma-licao-de-vida-marco-flores/


sueli

Mensagens : 227
Data de inscrição : 01/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

MENSAGENS DE REFLEXÃO - Página 5 Empty Evangelho dos Essênios

Mensagem  sueli Qua 16 Mar 2011 - 7:56

Evangelho dos Essênios


Abençoado seja o Filho da Luz
que conhece sua Mãe Terra
Pois é ela a doadora da vida.


Saibas que a sua Mãe Terra
está em ti e tu estás Nela.
foi Ela quem te gerou e que te deu a vida
E te deu este corpo que um dia tu lhe devolverás.


Saibas que o sangue que corre nas tuas veias
nasceu do sangue da tua Mãe Terra.
O sangue Dela cai das nuvens, jorra do Seu ventre,
borbulha nos riachos das montanhas,
flui abundantemente nos rios das planícies.


Saibas que o ar que respiras
nasce da respiração da tua Mãe Terra,
o alento Dela é o azul celeste das alturas do céu
e os sussurros das folhas da floresta.


Saibas que a dureza dos teus ossos
foi criada dos ossos de tua Mãe Terra.


Saibas que a maciez da tua carne
nasceu da carne de tua Mãe Terra.


A luz dos teus olhos,
o alcance dos teus ouvidos,
nasceram das cores e dos sons da tua Mãe Terra,
que te rodeiam feito as ondas do mar cercando o peixe.


Como o ar sustenta o pássaro,
em verdade te digo,
tu és um com tua Mãe Terra.
Ela está em ti e tu estás Nela.


Dela tu nasceste,
Nela tu vives e para Ela voltarás novamente


Segue, portanto, as Suas leis,
pois teu alento é o alento Dela.


Teu sangue o sangue Dela.
Teus ossos os ossos Dela.
Tua carne a carne Dela.
Teus olhos e teus ouvidos são Dela também.


Aquele que encontra a paz na sua Mãe Terra
não morrerá jamais,


Conhece esta paz na tua mente.
Deseja esta paz ao teu coração.


Realiza esta paz com o teu corpo.


Leia mais: http://uma-filosofiadevida.blogspot.com/p/consciencia-ecologica.html#ixzz1Fa2nvfIm

sueli

Mensagens : 227
Data de inscrição : 01/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

MENSAGENS DE REFLEXÃO - Página 5 Empty Re: MENSAGENS DE REFLEXÃO

Mensagem  Convidad Ter 29 Mar 2011 - 17:48

Olá a todos!


Texto importante a todos os caminhantes e buscadores da Luz.


Provações e Obstáculos no Caminho

http://www.filosofiaesoterica.com/ler.php?id=190


Abraços

cheers

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

MENSAGENS DE REFLEXÃO - Página 5 Empty CONSTRUA COM SABEDORIA

Mensagem  sueli Qua 30 Mar 2011 - 7:40

CONSTRUA COM SABEDORIA





Um velho carpinteiro estava pronto para se aposentar.
Ele informou ao chefe seu desejo de sair da indústria de construção e passar mais tempo com sua família.
Ele ainda disse que sentiria falta do salário, mas realmente queria se aposentar.

A empresa não seria muito afetada pela saída do carpinteiro, mas o chefe estava triste em ver um bom funcionário partindo e ele pediu ao carpinteiro para trabalhar em mais um projeto como um favor.

O carpinteiro concordou, mas era fácil ver que ele não estava entusiasmado com a idéia.
Ele prosseguiu fazendo um trabalho de segunda qualidade e usando materiais inadequados.

Foi uma maneira negativa dele terminar sua carreira.
Quando o carpinteiro acabou, o chefe veio fazer a inspeção da casa.
E depois ele deu a chave da casa para o carpinteiro e disse:
"E ssa é sua casa. Ela é o meu presente para você".

O carpinteiro ficou muito surpreso. Que pena!
Se ele soubesse que ele estava construindo sua própria casa, ele teria feito tudo diferente.

O mesmo acontece conosco. Nós construímos nossa vida, um dia de cada vez e muitas vezes fazendo
menos que o melhor possível na construção.
Depois com surpresa nós descobrimos que nós precisamos viver na casa que nós construímos.

Se nós pudéssemos fazer tudo de novo, faríamos tudo diferente.
Mas não podemos voltar atrás.

Você é o carpinteiro.
Todo dia você martela pregos, ajusta tábuas e constrói paredes.
Alguém disse que "A vida é um projeto que você mesmo constrói".
Suas atitudes e escolhas de hoje estão construindo a "casa" que você vai morar amanhã.

Construa com Sabedoria!


sueli

Mensagens : 227
Data de inscrição : 01/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

MENSAGENS DE REFLEXÃO - Página 5 Empty Re: MENSAGENS DE REFLEXÃO

Mensagem  sueli Sex 1 Abr 2011 - 7:59

Oláááááááá!!!!
Tenham todos um Bom Dia!






Lindo texto...a vida e as experiências ensinam muito.

O importante é não deixar de tentar. nunca desistir e......... escolher ficar no caminho do aprendizado!




Escrito por Antonio de Oliveira Félix, 91 anos de idade, em Florianópolis SC.





"Para celebrar o meu envelhecimento, eu escrevi as 45 lições que a vida me ensinou”



1. A vida não é justa, mas ainda é boa.

2. Quando estiver em dúvida, dê somente, o próximo passo, pequeno.

3. A vida é muito curta para desperdiçá-la odiando alguém.

4. Seu trabalho não cuidará de você quando você ficar doente. Seus amigos e familiares cuidarão. Permaneça em contato.

5. Pague mensalmente seus cartões de crédito.

6. Você não tem que ganhar todas as vezes. Concorde em discordar.

7. Chore com alguém. Cura melhor do que chorar sozinho.

8. É bom ficar bravo com Deus. Ele pode suportar isso.

9. Economize para a aposentadoria começando com seu primeiro salário.

10. Quanto a chocolate, é inútil resistir.

11. Faça as pazes com seu passado, assim ele não atrapalha o presente.

12. É bom deixar suas crianças verem que você chora.

13. Não compare sua vida com a dos outros... Você não tem idéia do que é a jornada deles.

14. Se um relacionamento tiver que ser um segredo, você não deveria entrar nele.

15. Tudo pode mudar num piscar de olhos. Mas não se preocupe, Deus nunca pisca.

16. Respire fundo. Isso acalma a mente.

17. Livre-se de qualquer coisa que não seja útil, bonito ou alegre.

18. Qualquer coisa que não o matar o tornará realmente mais forte.

19. Nunca é muito tarde para ter uma infância feliz. Mas a segunda vez é por sua conta e ninguém mais.

20. Quando se trata do que você ama na vida, não aceite um não como resposta.

21. Acenda as velas, use os lençóis bonitos, use roupa chic. Não guarde isto para uma ocasião especial. Hoje é especial.

22. Prepare-se mais do que o necessário, depois siga com o fluxo.

23. Seja excêntrico agora. Não espere pela velhice para vestir roxo.

24. O órgão sexual mais importante é o cérebro.

25. Ninguém mais é responsável pela sua felicidade, somente você..

26. Enquadre todos os assim chamados "desastres" com estas palavras 'Em cinco anos, isto importará?'

27. Sempre escolha a vida.

28. Perdoe tudo de todo mundo.

29. O que outras pessoas pensam de você não é da sua conta.

30. O tempo cura quase tudo. Dê tempo ao tempo...

31. Não importa quão boa ou ruim é uma situação, ela mudará.

32. Não se leve muito a sério. Ninguém faz isso.

33. Acredite em milagres.

34. Deus ama você porque ele é Deus, não por causa de qualquer coisa que você fez ou não fez.

35. Não faça auditoria na vida. Destaque-se e aproveite-a ao máximo agora.

36. Envelhecer ganha da alternativa -- morrer jovem.

37. Suas crianças têm apenas uma infância.

38. Tudo que verdadeiramente importa no final é que você amou.

39. Saia de casa todos os dias. Os milagres estão esperando em todos os lugares.

40. Se todos nós colocássemos nossos problemas em uma pilha e víssemos todos os outros como eles são, nós pegaríamos nossos mesmos problemas de volta.

41. A inveja é uma perda de tempo. Você já tem tudo o que precisa.

42. O melhor ainda está por vir.

43. Não importa como você se sente, levante-se, vista-se bem e apareça.

44. Produza!

45. A vida não está amarrada com um laço, mas ainda é um presente.



sueli

Mensagens : 227
Data de inscrição : 01/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

MENSAGENS DE REFLEXÃO - Página 5 Empty "AMIGO DE ALMA"

Mensagem  sueli Ter 12 Abr 2011 - 7:23

Bom Dia A Todos!

"AMIGO DE ALMA"


sueli

Mensagens : 227
Data de inscrição : 01/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

MENSAGENS DE REFLEXÃO - Página 5 Empty "ORAÇÃO DO AMOR"

Mensagem  sueli Ter 12 Abr 2011 - 7:24

"ORAÇÃO DO AMOR"


sueli

Mensagens : 227
Data de inscrição : 01/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

MENSAGENS DE REFLEXÃO - Página 5 Empty "O DEUS QUE HABITA MINH'ALMA"

Mensagem  sueli Ter 12 Abr 2011 - 7:25

"O DEUS QUE HABITA MINH'ALMA"


sueli

Mensagens : 227
Data de inscrição : 01/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

MENSAGENS DE REFLEXÃO - Página 5 Empty Re: MENSAGENS DE REFLEXÃO

Mensagem  Ricardo Guarçoni Martins Ter 12 Abr 2011 - 11:52

Bom dia a todos !

Não consegui postar a mensagem com as imagens. Pois segue o link com as imagens originais.
Vale a pena ler, são informações valiosas. Senti uma vontade imediata de compartilhar com todos aqueles a minha volta. Um grande abraço e uma ótima semana.


MENSAGENS MILAGROSAS DA ÁGUA -
http://www.caminhosdeluz.org/A-173.htm

"...Masaru Emoto, um pesquisador japonês. Ele publicou um livro importante, “A mensagem da água”, baseado em seus achados nas pesquisas que fez em todo o mundo. Se você tiver alguma dúvida de que seus pensamentos afetam tudo em você e ao seu redor, as informações e fotografias aqui apresentadas, tiradas do livro, mudarão a sua mente e alterarão profundamente suas crenças..."
Ricardo Guarçoni Martins
Ricardo Guarçoni Martins

Mensagens : 20
Data de inscrição : 08/04/2011
Idade : 34

Ir para o topo Ir para baixo

MENSAGENS DE REFLEXÃO - Página 5 Empty Re: MENSAGENS DE REFLEXÃO

Mensagem  Convidad Qua 13 Abr 2011 - 15:15

O homem de bem - ESE - Cap. XVII - kardec
3. O verdadeiro homem de bem é o que cumpre a lei de justiça, de amor e de caridade, na sua maior pureza. Se ele interroga a consciência sobre seus próprios atos, a si mesmo perguntará se violou essa lei, se não praticou o mal, se fez todo o bem que podia, se desprezou voluntariamente alguma ocasião de ser útil, se ninguém tem qualquer queixa dele; enfim, se fez a outrem tudo o que desejara lhe fizessem.
Deposita fé em Deus, na Sua bondade, na Sua justiça e na Sua sabedoria. Sabe que sem a Sua permissão nada acontece e se Lhe submete à vontade em todas as coisas.
Tem fé no futuro, razão por que coloca os bens espirituais acima dos bens temporais.

Sabe que todas as vicissitudes da vida, todas as dores, todas as decepções são provas ou expiações e as aceita sem murmurar.
Possuído do sentimento de caridade e de amor ao próximo, faz o bem pelo bem, sem esperar paga alguma; retribui o mal com o bem, toma a defesa do fraco contra o forte, e sacrifica sempre seus interesses à justiça.
Encontra satisfação nos benefícios que espalha, nos serviços que presta, no fazer ditosos os outros, nas lágrimas que enxuga, nas consolações que prodigaliza aos aflitos. Seu primeiro impulso é para pensar nos outros, antes de pensar em si, é para cuidar dos interesses dos outros antes do seu próprio interesse. O egoísta, ao contrário, calcula os proventos e as perdas decorrentes de toda ação generosa.
O homem de bem é bom, humano e benevolente para com todos, sem distinção de raças, nem de crenças, porque em todos os homens vê irmãos seus.
Respeita nos outros todas as convicções sinceras e não lança anátema aos que como ele não pensam.
Em todas as circunstâncias, toma por guia a caridade, tendo como certo que aquele que prejudica a outrem com palavras malévolas, que fere com o seu orgulho e o seu desprezo a suscetibilidade de alguém, que não recua à idéia de causar um sofrimento, uma contrariedade, ainda que ligeira, quando a pode evitar, falta ao dever de amar o próximo e não merece a demência do Senhor.
Não alimenta ódio, nem rancor, nem desejo de vingança; a exemplo de Jesus, perdoa e esquece as ofensas e só dos benefícios se lembra, por saber que perdoado lhe será conforme houver perdoado.
É indulgente para as fraquezas alheias, porque sabe que também necessita de indulgência e tem presente esta sentença do Cristo: “Atire-lhe a primeira pedra aquele que se achar sem pecado.” Nunca se compraz em rebuscar os defeitos alheios, nem, ainda, em evidenciá-los. Se a isso se vê obrigado, procura sempre o bem que possa atenuar o mal.

Estuda suas próprias imperfeições e trabalha incessantemente em combatê-las. Todos os esforços emprega para poder dizer, no dia seguinte, que alguma coisa traz em si de melhor do que na véspera.
Não procura dar valor ao seu espírito, nem aos seus talentos, a expensas de outrem; aproveita, ao revés, todas as ocasiões para fazer ressaltar o que seja proveitoso aos outros.
Não se envaidece da sua riqueza, nem de suas vantagens pessoais, por saber que tudo o que lhe foi dado pode ser-lhe tirado.
Usa, mas não abusa dos bens que lhe são concedidos, porque sabe que é um depósito de que terá de prestar contas e que o mais prejudicial emprego que lhe pode dar é o de aplicálo à satisfação de suas paixões.
Se a ordem social colocou sob o seu mando outros homens, trata-os com bondade e benevolência, porque são seus iguais perante Deus; usa da sua autoridade para lhes levantar o moral e não para os esmagar com o seu orgulho. Evita tudo quanto lhes possa tornar mais penosa a posição subalterna em que se encontram.
O subordinado, de sua parte, compreende os deveres da posição que ocupa e se empenha em cumpri-los conscienciosamente. (Cap. XVII, nº 9.) Finalmente, o homem de bem respeita todos os direitos que aos seus semelhantes dão as leis da Natureza, como quer que sejam respeitados os seus.
Não ficam assim enumeradas todas as qualidades que distinguem o homem de bem; mas, aquele que se esforce por possuir as que acabamos de mencionar, no caminho se acha que a todas as demais conduz.

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

MENSAGENS DE REFLEXÃO - Página 5 Empty Re: MENSAGENS DE REFLEXÃO

Mensagem  Convidad Qui 14 Abr 2011 - 14:31

Tendo dito estas coisas, Jesus, levantou os olhos ao céu e disse:

"Pai, é chegada a hora. Glorifica a Teu Filho para que também o Teu Filho
Te glorifique a Ti, pois me deste autoridade sobre toda a carne para que
dê a vida eterna a todos os que me deste.

Ora! A vida eterna é esta! Que conheçam a Ti, o único Deus Verdadeiro e a
Jesus Cristo, a quem enviaste.

Eu Te glorifiquei na Terra concluindo a Obra que me deste para fazer. E
agora, Pai, Glorifica-me em Tua presença, com a Glória que tinha Contigo
antes que o mundo existisse.

Manifestei o Teu Nome aos homens que Me deste. Eram Teus, e os deste a
Mim, e eles guardaram a Tua Palavra. Agora sabem que tudo o que Me deste
provém de Ti, porque lhes dei as Palavras que Tu Me deste e eles
receberam; verdadeiramente conheceram que Saí de Ti e creram que Me
enviaste.

Eu rogo por eles; não rogo pelo mundo, mas por aqueles que Me deste, pois
são teus. Tudo que tenho é Teu e tudo que tens é meu e neles sou
glorificado.

Já não permanecerei no mundo por muito tempo, mas eles estão no mundo e Eu
vou para junto de Ti.

Pai, Santo! Guarda-os em Teu Nome; o Nome que Me destes, para que sejam
'Um', assim como Nós. Estando Eu com eles no mundo, guardei-os no Nome que
me deste. Nenhum deles se perdeu, senão o filho da perdição, para que se
cumprisse a escritura.

Agora vou para junto de Ti e isto Eu digo enquanto estou no mundo, para
que tenham em si a medida completa de Minha Alegria. Dei-lhes a Tua
Palavra, e o mundo os odiou, pois não são do mundo, assim como eu não sou
do mundo.

Não peço que os tire do mundo, mas que os guarde do mal. Eles não são do
mundo, como Eu do mundo não sou. Santifica-os na Verdade; a Tua Palavra é
a Verdade. Assim como Tu Me enviaste ao mundo, também Eu os enviei ao
mundo. Por eles Me santifico a Mim mesmo, para que eles também sejam
Santificados na Verdade.

Eu não rogo somente por estes, mas também por aqueles que pela Sua
Palavra, hão de crer em Mim; para que todos sejam um "Um", como Tu, ó Pai,
o és em Mim e Eu em Ti; que eles também sejam 'Um' em Nós; para que o
mundo creia que Tu me enviaste.

Eu lhes dei a glória que Tu Me deste, para que sejam 'Um', como Nós Somos
Um; Eu neles e Tu em Mim para que sejam perfeitos em Unidade e para que o
mundo conheça que Tu me enviaste e que os amaste como também amaste a Mim.

Pai, quero que onde Eu estiver, estejam também comigo aqueles que Me
deste, para que vejam a Minha Glória; a Glória que Me deste, porque Me
amaste antes da criação do mundo.

Pai, Justo! O mundo não Te conheceu, mas Eu Te conheci e estes conheceram
que Tu Me enviaste; Eu lhes dei a conhecer o Teu Nome e continuarei a
dar-lhe a conhecer o Teu Nome para que o Amor com que Me amaste esteja
neles e Eu neles esteja."


Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

MENSAGENS DE REFLEXÃO - Página 5 Empty Re: MENSAGENS DE REFLEXÃO

Mensagem  estel Ter 3 maio 2011 - 18:46

Depois de assistir na TV e jornais cenas de pura alegria pela morte de uma pessoa, e ficar me perguntando o porque, um amigo me enviou o texto abaixo.

"Eu lamento a perda de milhares de vidas preciosas, mas não vou me regozijar com a morte de alguém, nem mesmo de um inimigo. Retrucar ódio com ódio multiplica o ódio, aumentando ainda mais a escuridão de uma noite já desprovida de estrelas. Escuridão não consegue dispersar escuridão: apenas luz o pode. Ódio não consegue dispersar ódio: apenas amor o pode." Martim Luther King Jr.

Abraços,
Estel.




estel

Mensagens : 282
Data de inscrição : 08/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

MENSAGENS DE REFLEXÃO - Página 5 Empty Re: MENSAGENS DE REFLEXÃO

Mensagem  Convidad Qui 5 maio 2011 - 14:23

Acabo de ler o livro "Crepúsculo dos Deuses" Robson Pinheiro. Fala dos Capelinos, e das tramas espirituais das trevas contra o desenvolvimento da humanidade e da tentativa de atrasar a chegada da luz na Terra. Querem manter os privilégios das trevas existentes. Um dos comentários interessantes que tem nos livros é que a sugestão mental para os episódios dos atentados do 11 de Setembro nos EUA´s visava colocar a culpa nos Árabes e com isto eles acreditavam que iam começar um nova guerra mundial e colocar fogo no mundo. Isto iria distrair e ocupar o tempo de todos e jogar uns contra os outros. Achei conexão total com tudo o que está acontecendo. Por isto , muito e totalmente válido a questão de que treva não cobate treva. Só a luz pode substituir a treva. Ou acende nossa luz ou estaremos associados e seremos varridos com as trevas crescentes do momento de expurgo planetário. Conforme Jesus, é hora de vigiar, e orar por nós e pelos inimigos também. Nada de ódio contra nada nem ninguém porque isto poderia levar a sintonia com as trevas, e fortalecer a treva em nós e nos ligar a treva externa que será expurgada em breve. Todos estão começando a saber disto. Ninguém vai ficar em cima do muro - hora da escolha, inconciente ou não - escolhemos! Que seja pela Luz nossas escolhas, fiquemos com Jesus! abraços,

Convidad
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

MENSAGENS DE REFLEXÃO - Página 5 Empty Re: MENSAGENS DE REFLEXÃO

Mensagem  Ricardo Guarçoni Martins Sex 6 maio 2011 - 9:55

Fortes são aqueles que transformam em luz o que é escuridão !
Esse é o caminho. Essa é a Verdade.
Paz!
Ricardo Guarçoni Martins
Ricardo Guarçoni Martins

Mensagens : 20
Data de inscrição : 08/04/2011
Idade : 34

Ir para o topo Ir para baixo

MENSAGENS DE REFLEXÃO - Página 5 Empty A Educação

Mensagem  sueli Sáb 7 maio 2011 - 7:13

A Educação


Reflitam!!


Um dia desses lemos em um adesivo colado no vidro traseiro de um veículo a seguinte advertência: "minha educação depende da tua"!

Ficamos a imaginar qual seria o conceito de educação para quem pensa dessa forma.

Ora, se nossa educação dependesse dos outros, certamente seria tão instável quanto a quantidade de pessoas com as quais nos relacionamos.

Ademais, se assim fosse, não formaríamos jamais o nosso caráter. Seríamos apenas o resultado do comportamento de terceiros. Refletiríamos como se fôssemos um espelho.

A educação é a arte de formar caracteres, e por conseguinte, é o conjunto de hábitos adquiridos. Assim sendo, como fica a nossa educação se refletir tão somente o comportamento dos outros como uma reação apenas?

O verdadeiro caráter é forjado na luta, na luta por dominar as más tendências, por não revidar uma ofensa, por retribuir o mal com o bem.

Um amigo tinha o costume de dizer: "bateu, levou!" Um dia perguntamos se ele admirava os mal-educados que tanto criticava. Imediatamente ele se posicionou em contrário.

- É claro que eu não aprovo pessoas mal-educadas. Então questionamos outra vez:

- Se não os admira, porque você os imita?

Ele ficou um tanto confuso, pensou um pouco e respondeu:

- É, de fato deveríamos imitar somente o que achamos bonito.

Dessa forma, a nossa educação não deve jamais depender da educação dos outros, menos ainda da falta de educação dos outros.

Todos os ensinamentos do Cristo, a quem a maioria de nós diz seguir, recomendam apresentar a outra face. Imaginemos se Jesus tivesse ensinado: "se alguém te bater numa face, esmurra-lhe a outra", ou então "faz aos outros tudo aquilo que não desejas que te façam". Nós certamente não O aceitaríamos como modelo a ser seguido.

Assim sendo, lutemos por nos educar segundo os preceitos do Mestre de Nazaré, que diante dos momentos mais dolorosos de Sua vida manteve a calma e tolerou com grandeza todas as agressões sofridas.

Não nos espelhemos nos que não são modelos nem de si mesmos. Construamos o nosso caráter com os exemplos nobres.

Quando tivermos que prestar contas às leis que regem a vida, não encontraremos desculpas para a nossa falta de educação, nem poderemos jogar a culpa nos outros, já que Deus nunca deixou a Terra sem bons exemplos de educação e dignidade.

* * *

Não adotemos os constumes comuns que nada tem de normais. O normal é cada um buscar a melhoria íntima com os recursos internos e externos que Deus oferece.

As rosas, mesmo com as raízes mergulhadas no estrume, se abrem para oferecer ao mundo o seu inconfundível perfume.



O sândalo, por ser uma árvore nobre, deixa suave fragrância impregnada no machado que lhe dilacera as fibras.




Assim, nós também podemos dar exemplos dignos de serem imitados




Por Equipe de Redação do Momento Espírita, com base em texto de autoria ignorada e no cap. 54 do livro Depois da morte, de autoria de Léon Denis, ed. FEB.



Queridos amigos!! Precisamos pensar na educação e melhorar o que pudermos, fazer nossa parte. Hoje em dia infelizmente está se exigindo da escola a educação que vem de casa. Claro que nossa educação escolar precisa melhorar cada vez mais. Mas e a educação que vem de berço? Essa jamais deve ser perdida. Vamos pensar nisso neste dia tão importante.

Abraço!!
Velho Sábio!!


http://www.velhosabio.com.br/momentodereflexao/392/A+Educacao.html

sueli

Mensagens : 227
Data de inscrição : 01/11/2010

Ir para o topo Ir para baixo

MENSAGENS DE REFLEXÃO - Página 5 Empty Re: MENSAGENS DE REFLEXÃO

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 5 de 9 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos